Um avião Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal chegou na manhã deste domingo, dia 5 de abril, a Lisboa, proveniente da China, com mais 20 toneladas de equipamentos médicos, incluindo 144 ventiladores, 200 monitores, um milhão de máscaras , 17 mil fatos e três mil viseiras de proteção para pessoal médico-hospitalar, anunciou o governo da República.
O material, muito importante nesta ocasião em que o Serviço Nacional de Saúde, em Portugal, experimenta um aumento de doentes hospitalizados com a covid-19, é parte da encomenda que foi feita a fábricas asiáticas e que chegarão através da ‘ponte aérea’ estabelecida pelo Governo de Portugal e a China, explica uma nota governamental, distribuída neste domingo, na capital portuguesa. Em Pequim há encomendas à espera que ultrapassam largamente a capacidade de mais um avião, disse fonte da embaixada lusitana.
Esta foi a segunda vez que um avião de passageiros da TAP se deslocou à República Popular da China, no espaço de uma semana, para trazer equipamentos médicos e hospitalares para Lisboa. Por coincidência o mesmo avião, matrícula CS-TUS, que é um dos mais recentes da frota da companhia aérea, ao serviço desde o passado dia 14 de fevereiro. No final do mês passado protagonizou a primeira viagem da TAP para o Aeroporto de Xangai (LINK notícia relacionada) e na semana passada também fez viagem de estreia da companhia portuguesa para Pequim, segundo revelou a própria empresa.
O avião da TAP partiu de Pequim para Lisboa na madrugada deste domingo, depois de um “exercício diplomático intenso”, que envolveu “diligências junto das autoridades e entidades doadoras para garantir todas as autorização necessárias”, revelou embaixada de Portugal em Pequim.
A carga inclui equipamento médico doado pela EDP – Electricidade de Portugal e o seu acionista chinês, a estatal China Three Gorges, pelos gigantes chineses da Internet Tencent e Alibaba, e também por privados, como o treinador de futebol português Vítor Pereira, para além de aquisições feitas pelo Estado Português.
- Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK