O Terminal de Carga II do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, capital da República de Angola, foi inaugurado na quarta-feira, dia 22 de Abril pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
O empreendimento, situado no final da pista dois do aeroporto internacional é o segundo terminal de carga do aeroporto internacional, construído numa área de mais de quatro hectares e que comporta seis armazéns.
De acordo com o esclarecimento dado por um técnico da ENANA no decorrer da apresentação, dois dos armazéns, estarão sob a responsabilidade da Alfândega, para o tratamento da bagagem proveniente do terminal I e da bagagem comercial.
Outros dois armazéns serão geridos pelas empresas de transitários, o quinto foi entregue à TAAG para gerir a carga a exportar e o sexto armazém está reservado para a carga doméstica, sendo a céu aberto para albergar carga de grandes dimensões.
Lançada primeira pedra do Centro Aeroportuário de Negócios
O ministro angolano fez ainda o lançamento da pedra de um edifício de três andares que vai comportar a área administrativa e o centro de negócios que será uma das principais fontes de receita da Empresa Nacional de Exploração Aeroporto de Navegação Aéreo (ENANA).
A obra receberá a construção de escritórios para companhias áreas, Alfandega, agências de viagem, transitários, despachantes, bancos, Polícia Fiscal, a direcção do terminal e outros provedores.
Durante apresentação da infraestrutura, o ministro dos Transportes recebeu explicações sobre o seu funcionamento, bem como a apresentação do equipamento operacional tal como balanças, empilhadoras e outros.
A cerimónia contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ENANA, Manuel de Ceita, dos administradores da empresa, do comandante da Força Aérea Nacional, general Francisco Afonso ‘Hanga’ entre outras individualidades.
-
Notícia da agência ANGOP – Angola Press