Mais de metade dos voos programados para este domingo, dia 18 de agosto, de e para o Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo foram cancelados, o que terá afetado mais de 10 mil passageiros, noticiou na manhã desta segunda-feira, dia 19, o ‘Diário de Notícias’ da Madeira.
Ao longo das 24 horas deste domingo um total de 62 voos (31 chegadas e 31 partidas) foram cancelados devido ao vento forte que fustigou a infra-estrutura aeroportuária ao longo de grande parte do dia. Aliás, nos dois dias anteriores já o vento tinha estado fora dos limites e diversos voos tinham sido cancelados ou os aviões divergiram para outros aeroportos.
De acordo com a informação disponibilizada pela ANA – Aeroportos de Portugal, perto de meia centena de voos, chegadas e partidas, ainda assim conseguiram ser realizadas.
A programação desta segunda-feira, embora esteja a obrigar os aviões a algumas esperas, entre as ilhas da Madeira e do Porto, umas vezes devido aos ventos ainda fora dos permitidos para uma operação em segurança no aeroporto da Madeira, mas com algumas abertas, outras vezes devido ao intenso tráfego sobre a placa aeroportuária, está a ser cumprida.
A TAP tem colocado alguns voos extraordinários de e para Lisboa e Porto, com aviões de maior capacidade, como o caso que ocorreu pela hora do almoço desta segunda-feira, com a chegada e partida de um Airbus A330-900neo (CS-TUF), e o tráfego tende a melhorar. Contudo, há muitas reclamações da parte de viajantes que aguardam embarque em voos de companhias de baixo custo, que continuam ‘presos’ no Aeroporto da Madeira, sem perspetivas de regressarem às suas casas nas próximas horas ou dias. Como os hotéis e outros estabelecimentos de alojamento turístico continuam cheios na ilha, não lhes resta outra solução, se não aguardarem no aeroporto, onde a situação no último fim-de-semana foi caótica, com centenas de passageiros a dormirem no chão, onde foram colocados colchões.