Tragédia esteve iminente no Aeroporto Internacional de Delhi

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os dois jatos comerciais, um Airbus A320 e um Boeing 737-800, encontraram-se frente a frente e pararam a 40 metros de distância…

 

Dois aviões a jato de transporte de passageiros em linhas domésticas da Índia estiveram nesta terça-feira, dia 27 de dezembro, frente a frente num caminho de circulação (taxiway) do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, na cidade de Delhi, devido a uma falha grave dos serviços de controlo aéreo, anunciaram os jornais indianos nas suas edições online e algumas agências internacionais de notícias.

O incidente ocorreu de manhã quando um Boeing 737-800 da SpiceJet, que levava 187 ocupantes a bordo aguardava ordem para seguir para a pista onde levantaria voo para Hyderabad, se encontrou com um Airbus A320 da companhia de baixo custo IndiGo, com 160 pessoas a bordo, que chegava de Lucknow, e que estava a circular em sentido contrário no mesmo taxiway. Os dois comandantes imediatamente travaram as aeronaves, desligaram motores e aguardaram indicações dos Serviços de Controlo Aéreo (ATC).

Os aviões pararam a cerca de 40 metros de distância, numa ocasião em que a visibilidade no aeroporto era reduzida, dada a ocorrência de nevoeiro. Fontes aeroportuárias disseram que mais uma vez esteve iminente uma tragédia num aeroporto indiano, devido à uma falta de entendimento entre os controladores aéreos e as tripulações das aeronaves no solo. Uma ocorrência que se tem tornado frequente em aeroportos do país nos últimos meses.

Relatos lidos em jornais indianos, nomeadamente no ‘The Times of India’ indicam que o avião da SpiceJet estava em ‘holding’ (à espera de ordens do ATC) há cerca de 90 minutos, com motores ligados, passageiros embarcados e portas fechadas. A espera prolongou-se devido ao intenso nevoeiro que cobria a zona do aeroporto. Entretanto, o comandante terá solicitado a presença de uma viatura do Serviço de Operações aeroportuárias, normalmente designada por ‘Follow Me’, para guiar o avião de volta à zona de reabastecimento de combustível, para recompor os depósitos da aeronave. A viatura chegou cerca de 20 minutos depois, já os dois aviões estavam parados frente a frente, pois entrara no mesmo taxiway o avião da IndiGo que chegava de Lucknow.

A Direção-Geral de Aviação Civil da Índia, em comunicado distribuído na tarde desta terça-feira, lamentou mais este incidente, e anunciou que um controlador aéreo que interveio na operação está suspenso de serviço, enquanto decorre um inquérito para apuramento do que terá ocorrido e da eventual responsabilidade dos pilotos ou do oficial de controlo aéreo em mais esta ocorrência.

Neste ano de 2016 conta-se por algumas dezenas o número de controladores aéreos que se encontram suspensos de funções, enquanto estão a ser instruídos inquéritos por semelhantes incidentes, considerados muito graves pela autoridade nacional de aviação civil da Índia.

 

 

banner-newsavia-app-android-750x65

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...