Transporte aéreo resiliente face às incertezas geopolíticas e económicas, considera a IATA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A procura global da aviação, medida pela receita paga por passageiros por quilómetros voados (RPK), cresceu 21,5% em fevereiro passado, face a igual mês do ano anterior, revelou nesta semana a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

Em fevereiro, o número total de lugares disponíveis por quilómetros voados (ASK) registou um acréscimo de 18,7% e a taxa de ocupação situou-se em 80,6%, mais 1,9 pontos percentuais (p.p.), respetivamente, face a igual mês do ano passado, refere a IATA num comunicado que é distribuído mensalmente pela associação.

A procura no segmento internacional, por seu turno, cresceu 26,3% face a fevereiro do ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 25,5%, em termos homólogos, e a taxa de ocupação subiu para 79,3% (+0,5 p.p.).

O tráfego doméstico, por sua vez, aumentou 15% e a capacidade cresceu 9,4% em fevereiro, com a taxa de ocupação a subir quatro pontos percentuais, para 82,6%.

O diretor-geral da IATA, Willie Walsh, citado no comunicado afirma que “o forte início de 2024 prosseguiu em fevereiro, com todos os mercados, à exceção da América do Norte, a apresentar um crescimento de dois dígitos no tráfego de passageiros”.

O gestor mostra-se otimista quanto às perspetivas da indústria em 2024, à medida que a procura de passageiros “mostra resiliência” perante as incertezas geopolíticas e económicas.

Por regiões, em fevereiro, o tráfego das companhias aéreas europeias aumentou 15,9% em termos homólogos, enquanto a capacidade cresceu 16% e a taxa de ocupação foi de 74,7%, mantendo-se estável face a fevereiro do ano passado.

As companhias aéreas da Ásia e do Pacífico registaram, por seu turno, um forte aumento da procura (+53,2%). A capacidade aumentou 52,1% em termos homólogos e a taxa de ocupação subiu para 84,9% (+ 0,6 p.p.) face a fevereiro de 2023, a mais alta entre todas as regiões.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Airbus Atlantic vai contratar neste ano mais 50 técnicos para a unidade do norte de Portugal

A Airbus Atlantic Portugal vai contratar mais 50 colaboradores...

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...