O Aeroporto de Ponta Delgada – João Paulo II, na ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, apresentou nesta quarta-feira, dia 10 de julho, a presença simultânea de três aviões da companhia norte-americana Delta Air Lines, o que, segundo fontes aeroportuárias, aconteceu pela primeira vez, resultado de eventos não previstos.
Tudo aconteceu porque um Boeing 757-200 da Delta Airlines (matrícula N704X), que fazia a ligação entre Lisboa e Nova Iorque/JFK (voo DL 273), na terça-feira, dia 9, foi obrigado a divergir para o Aeroporto de Ponta Delgada devido a uma anomalia no sistema eléctrico, segundo a imprensa açoriana. O avião aterrou normalmente no aeroporto açoriano, pelas 13h25 locais, onde foi inspecionado por uma equipa técnica. Chegou a ter hora marcada para a partida (14h25 locais), mas foi cancelada por não ter sido superada a avaria, tendo os passageiros sido assistidos pela companhia aérea e levados para unidades hoteleiras locais.
Nesta quarta-feira, dia 10 de julho, e com a chegada do voo regular diário da Delta Air Lines Nova Iorque/JFK-Ponta Delgada e de um outro avião da companhia, que levou para os EUA os passageiros que tinham interrompido a sua viagem de Lisboa para Nova Iorque, estiveram simultaneamente no aeroporto de Ponta Delgada três aeronaves com as cores da Delta Air Lines.
Na manhã desta quinta-feira, dia 11, ainda permanecia na ilha de São Miguel o avião avariado, que tinha chegado de Lisboa, e que está a ser intervencionado por uma equipa de técnicos chegada dos EUA.
A presença dos aparelhos da Delta Air Lines na ilha foi motivo de curiosidade e de alguma satisfação para os spotters açorianos. Assim mostram as imagens que foram publicadas na página de Facebook do grupo ‘Asas dos Açores’ que aqui reproduzimos. Também devido à frequente falta de aviões e tripulações na Azores Airlines, que tem sido recorrente nos últimos meses, o Aeroporto de Ponta Delgada tem recebido aviões de outras companhias que trabalham em regime de aluguer para a companhia com sede nos Açores. Assim, nesta quarta-feira, e segundo referem os posts da ‘Asas dos Açores’ estiveram na ilha mais dois aviões de longo curso da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways, os Boeing 767-300ER, matrículas CS-TKT e CS-TSU, e outro da Hi Fly Malta (A340-300, matrícula 9H-FOX) Estes três aviões de dois corredores (wide bodies) estiveram nesta quarta-feira, dia 10 de julho, ao serviço da Azores Airlines.
- Foto de abertura © Eduardo Silva/Asas dos Açores