Governo Português autoriza compra de cinco aviões Embraer KC-390

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro português da Defesa, João Gomes Cravinho anunciou esta quinta-feira, dia 11 de julho, a compra de cinco aeronaves militares KC-390 ao fabricante brasileiro Embraer, por 827 milhões de euros, verba já prevista na Lei de Programação Militar (LPM) aprovada há poucas semanas.

O contrato inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves com motores a jato – que vão operar a partir da base aérea do Montijo – nos primeiros 12 anos de vida, explicou o ministro João Gomes Cravinho.

Em rigor, o contrato cobre a manutenção das aeronaves durante todo o seu ciclo de vida. Porém, a limitação anunciada por João Gomes Cravinho está diretamente ligada ao período de vigência da recém-aprovada LPM até 2030 (repartida por três quadriénios).

O primeiro desses aparelhos tático-estratégicos de transporte e carga, que irão substituir a frota de aviões Lockheed C-130 Hercules, deverá chegar à Força Aérea em fevereiro de 2023, dois anos depois do inicialmente previsto.

Segundo o calendário agora definido, os restantes quatro aparelhos serão entregues ao ritmo de um por cada ano (até fevereiro de 2027).

O desenvolvimento do projeto da Embraer envolveu parcerias com Portugal, Argentina e a República Checa. Alguns dos componentes do novo avião de transporte militar foram fabricados nas instalações da OGMA e Embraer, em Alverca do Ribatejo e em Évora, respectivamente.

Portugal será, depois do Brasil, o segundo país do mundo a operar com os KC-390 da Embraer – e o primeiro na Europa e da NATO, alargando o mercado potencial de novos clientes quando a empresa brasileira foi adquirida pela Boeing – que tem na Airbus, e no A400M, um grande rival na aviação militar para suceder aos C-130.

Quanto aos aviões C-130 ainda ao serviço da Força Aérea Portuguesa, prevê-se que eles continuem em serviço durante a próxima década e podendo ser empregues também em missões de combate aos fogos, noticiou a agência de notícias ‘Lusa’.

Na sua conta de Twitter, o ministro João Gomes Cravinho, escreveu na tarde desta quinta-feira: “O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a aquisição de 5 aeronaves KC390 para substituir a frota C-130. É uma decisão de largo alcance, pensado e negociado ao longo de vários anos. E representa um estímulo importante para o nosso sector aeronáutico.”

Na mesma rede social o Ministério da Defesa do Brasil saudou a decisão do Governo da República Portuguesa:

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...