Três dos 119 passageiros chegados no sábado, dia 20 de junho, a São Tomé, oriundos de Lisboa, tiveram testes positivos de covid-19, anunciou fonte oficial, indicando que o total de casos positivos no país subiu para 702.
A porta-voz do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, Isabel dos Santos, que fez nesta segunda-feira, dia 22, a atualização do boletim diário sobre a situação do novo coronavírus no país, sublinhou que esses três casos somam-se a outros seis detetados no último fim-de-semana, elevando para 702 o número de infeções de covid-19 no país.
“Queremos mencionar que entre os casos positivos do boletim de hoje, estão conferidos três casos importados de sábado que chegaram no voo da STP Airways”, disse a representante do Governo são-tomense.
Os passageiros do voo especial realizado no sábado a partir da capital portuguesa tiveram de apresentar comprovativos de testes negativos da doença feitos 72 horas antes da viagem. Os 17 que chegaram sem os respectivos testes sujeitaram-se a exames de despiste na chegada ao Aeroporto de São Tomé, num trabalho que foi coordenado pelos serviços de Saúde governamentais, com a supervisão de técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A porta-voz do Ministério da Saúde referiu ainda que dos dez pacientes internados no hospital de campanha, cinco tiveram alta, aumentando para 203 o número de pessoas recuperadas.
As autoridades são-tomenses abriram o espaço aéreo nesta fase de estado de calamidade pública, em vigor desde o passado dia 16, para receber o primeiro voo comercial da companhia de bandeira nacional, que transportou 119 passageiros, nacionais e estrangeiros que estavam retidos em Lisboa devido à pandemia da covid-19. O voo foi realizado por um Boeing 767-300ER da companhia portuguesa Euro Atlantic Airways, sócia maioritária da empresa aérea (LINK notícia relacionada).
- Fotos © Jornal digital ‘Téla Nón’, São Tomé e Príncipe