Tribunal de Trabalho declara ilegal despedimento coletivo feito pela TAP em 2021

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Tribunal do Trabalho de Lisboa declarou ilegal o despedimento coletivo feito pela TAP em 2021 e determinou a reintegração ou o pagamento de indemnização aos trabalhadores afetados, segundo comunicado aos associados do sindicato dos tripulantes de cabina.

“Foi hoje proferida a sentença – em despacho saneador – que declarou a ilicitude do despedimento coletivo da TAP e, consequentemente, a reintegração ou o pagamento de indemnização, conforme a opção dos colegas abrangidos”, lê-se na nota enviada nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, aos associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), a que a agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ teve acesso.

Em 08 de junho de 2021, a TAP iniciou o processo de despedimento coletivo, abrangendo 124 colaboradores, dos quais 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede.

No caso dos tripulantes de cabina, o SNPVAC já tinha ganho uma providência cautelar que obrigou a companhia a integrar todos os tripulantes que eram seus associados.

De acordo com a nota enviada nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, pelo sindicato, o processo relativo ao despedimento coletivo “irá prosseguir apenas para determinar os danos morais e patrimoniais causados”, realçando que a decisão do Tribunal do Trabalho de Lisboa comprova o que sempre defendeu: “um processo [feito] com critérios de seleção inválidos”.

Embora acredite que, “muito provavelmente, a TAP vai recorrer desta sentença”, o sindicato considera que ficaria “muito bem” à companhia “dar por encerrado este tão lastimável episódio na história da empresa”, “como forma de minorar o sofrimento infligido aos colegas abrangidos”.

 

  • Foto de abertura © L. D. Santos

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...