Milhares de colegas dos tripulantes mortos no desastre do Boeing 737-800 da FlyDubai, de todo o mundo, reuniram-se para partilhar condolências na Página de Facebook “A Fly Guy’s Cabin Crew Lounge” e através da hastag #UnitedByWings #FZ981
Durante o descanso, ou mesmo a momentos de levantar voo para mais um dia de trabalho, profissionais de aviação e entusiastas de todo o mundo, prestam a sua homenagem a todos os que perderam a vida no voo FZ981 da FlyDubai.
Foi o administrador da página Jay Robert, um tripulante de cabina de Primeira Classe, que publicou o apelo:
“Peço a todos que se juntem a nós sobre as nossas asas para que possamos entregar o máximo de conforto a toda a nossa família voadora da flydubai e a todos os pereceram no lamentável acidente.
Quando um acidente destes acontece, colocamo-nos imediatamente no lugar dos colegas, e a realidade atinge-nos de rompante, pois os riscos que corremos como profissionais são reais”
Jay que falava numa entrevista telefónica, para um órgão de comunicação dos Emirados Árabes Unidos, afirmou ainda que todos os profissionais de aviação vivem constantes sacríficos em prol da sua profissão e, por isso, estão sempre prontos a ajudar os outros e numa hora como esta isso é o que mais importa. Todos querem estar mais perto para poder ajudar aqueles que perderam os seus amigos ou familiares nesta tragédia.
O seu post é mais um espaço onde isso pode acontecer. Um espaço onde tripulações de todo o mundo podem deixar as suas mensagens, palavras de conforto e vivências que tiveram com os colegas que voam agora mais alto.
Comandante Aristos Sokratous, estaria de saída da Flydubai
O experiente comandante de linha aérea Aristos Sokratous, de nacionalidade cipriota, tinha 5.965 horas de voo, e estaria a completar os seus últimos voos ao serviço da Flydubai, aquando do acidente no passado sábado.
Um amigo próximo do comandante que fazia o seu primeiro voo para o Aeroporto de Rostov-on-Don, na Rússia, revelou aos órgãos de comunicação social Emirados Árabes Unidos que este entregara a carta de demissão à companhia e que a sua saída estaria prevista para a próxima segunda-feira, dia 21 de março.
Movido por questões pessoais, era recém-casado, e a sua mulher esperava um filho, Sokratous passaria a fazer base em Chipre, e voaria para a Ryanair depois de ver a sua candidatura aceite.
Sokratous, teria sido promovido a comandante da Flydubai há cerca de um ano e meio Estudou na Oxford Aviation Academy e trabalhou para a extinta Helios Airways, que fechou pouco depois de um dramático acidente que vitimou 121 pessoas num voo entre Larnaca (Chipre) e Antenas (Grécia).
O co-piloto Alejandro Cruz Alava, (5.769 horas de voo), de 37 anos de idade, era cidadão espanhol, natural de Laguna, ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias. Voou localmente nas companhias Binter Canárias e Naysa antes de rumar para o Dubai em 2014. De acordo com a imprensa do Dubai, a sua mulher está à espera de gémeos.
Outra das vítimas do acidente é Javier Alejandro Curbelo, conhecido como Javi, de 30 anos de idade, que é também natural do Arquipélago das Canárias, mas da ilha de Grã Canária.