Bem-vindo, !|Sair

Vento forte derruba avião ligeiro no Aeroporto Salgado Filho (R. G. do Sul)

O vento forte que se fez sentir no passado fim-de-semana no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, nomeadamente na cidade de Porto Alegre, provocou prejuízos importantes no Aeroporto Salgado Filho, ao nível das estruturas de apoio, com o destelhamento de hangares e o arrasto de equipamentos que estavam nas zonas de serviço da infraestrutura.

O incidente mais grave, depois de feito o resumo ontem, segunda-feira, dia 22 de Dezembro, após o retorno do bom tempo, verificou-se com um avião particular, um Cessna Grand Caravan (registo PT-MEX) que foi literalmente virado de rodas para o ar, tendo por isso sofrido diversos estragos nas asas, nos hélices e na fuselagem. Foi necessário um guindaste enorme para poder colocar o avião na sua posição normal.

A Infraero confirmou o incidente e adiantou que não se registaram quaisquer danos pessoais, pois a aeronave estava vazia, no momento em que o vento (rajadas de 129 kms/hora) pegou no avião e destelhou um hangar junto do local onde estava estacionado. Há notícia de mais alguns estragos, de pouca monta, em aeronaves ligeiras, que também foram deslocadas pela força do vento.

Os ventos fortes que se sentiram no fim-de-semana, no Rio Grande do Sul, destelharam centenas de casas, deitaram ao chão dezenas de postes de electricidade, e numa localidade próxima da fronteira com o Uruguai, derrubaram oito torres de produção de energia eólica, com a altura de 136 metros e com 600 toneladas de peso. Faziam parte de um parque que tinha um total de 72 aerogeradores em funcionamento.

 

  • A foto do avião sinistrado é da autoria de um piloto de uma companhia de voos executivos que a entregou aos media, mas não quis se identificar.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica