Viracopos/Campinas o aeroporto mais pontual do Brasil na categoria

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Estado de São Paulo), foi reconhecido como o 3º terminal aéreo mais pontual do mundo em 2018, na categoria entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros/ano, de acordo com ranking divulgado pela empresa de consultoria de aviação OAG, com sede no Reino Unido.

Na mesma categoria, Viracopos aparece como o aeroporto mais pontual do Brasil. O ranking da OAG classifica anualmente aeroportos e companhias aéreas do mundo. A empresa é a principal fornecedora mundial de dados e informações sobre viagens.

Segundo o ranking da OAG, o índice de pontualidade de Viracopos foi de 85,95%, ficando atrás apenas dos aeroportos da cidade do Panamá e do aeroporto de King Fahd, na Arábia Saudita (LINK para consulta do ranking).

O relatório é baseado em mais de 57 milhões de registos de voos, usando dados do ano inteiro, de 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018. Viracopos evoluiu da 12ª posição no ano passado para a 3ª colocação mundial.

O critério de pontualidade é aplicado tanto para aeroportos quanto para empresas aéreas, pois a performance de um voo depende tanto dos processos da companhia aérea quando da infraestrutura dos aeroportos. Pela avaliação da OAG, um voo é considerado atrasado quando supera em 15 minutos o horário de pouso ou decolagem em relação ao horário previsto.

O ranking é dividido em cinco categoria por movimentação de passageiros, sendo que Viracopos aparece na categoria de aeroporto ‘médio porte’, ou seja, que movimenta entre 5 milhões e 10 milhões de passageiros ano. Em 2017, Viracopos recebeu 9,3 milhões de passageiros. Já o dado de movimentação de passageiros em 2018 está sendo concluído e deve ficar próximo ao de 2017.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, Viracopos possui uma moderna infraestrutura aeroportuária que atende com folga a demanda de passageiros e o movimento de aeronaves, levando o aeroporto a ser considerado o 3º mais pontual do mundo em sua categoria. Ele destacou também a eficiência dos processos operacionais das companhias aéreas que têm um papel fundamental nesta classificação.

No mesmo ranking classificaram-se ainda entre os 20 primeiros os seguintes aeroportos brasileiros: 4ª posição: Recife (Pernambuco) – 84,93%; 5ª posição: Rio de Janeiro/Santos Dumont – 84,88%; 6ª posição: Confins/Belo Horizonte (Minas Gerais) – 84,84%; 8ª posição: Rio de Janeiro/Galeão – 83,73%  e 9ª posição: Porto Alegre (Rio Grande dp Sul) – 83,64%.

Confira a lista dos 20 melhores aeroportos mundiais em pontualidade na categoria de ‘médio porte’:

 

 

Melhor do Brasil

Em outubro passado, Viracopos foi eleito pela 9ª vez o melhor terminal aéreo do país na pesquisa de satisfação de passageiros realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O estudo entrevistou 21.206 passageiros no embarque e no desembarque dos 20 principais aeroportos do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro de 2018.  Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,74, em uma escala que vai de 1 a 5. A média geral dos 20 aeroportos foi de 4,36.

 

Terminal de Cargas

Em abril do ano passado, Viracopos foi eleito foi eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 400 mil toneladas/ano. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor. Esta avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...