Vitória terá nova pista e terminal para receber 10 milhões de passageiros/ano em 2017

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Infraero publicou nesta quarta-feira, dia 2 de Julho, o edital para contratação das obras de construção do novo terminal de passageiros, novo sistema de pistas, pátio de aeronaves, e demais instalações do Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles, no Estado de Vitória, na Região Sudeste do Brasil.

O documento está inserido na edição do Diário Oficial da União do dia 2 de Julho. O processo de contratação será pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na forma electrónica. A abertura está agendada para às 9 horas do próximo dia 8 de Outubro.

O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória terá 28 mil metros quadrados e está projectado para ampliar a capacidade total de atendimento de passageiros, que passará dos actuais 3,3 milhões de passageiros por ano para 9,8 milhões passageiros por ano (terminal actual e novo). Serão cinco pontes de embarque, 31 balcões de check-in e nova área de estacionamento de veículos, passando das actuais 592 vagas para 2.054 novas vagas.

A nova pista, por sua vez, terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e será construída em direcção ao mar, contribuindo em termos ambientais, com a redução dos níveis de ruídos aeronáuticos e vibrações sobre o entorno urbano do aeroporto.

O prazo de execução das obras é de dois anos e meio (914 dias) a partir da emissão da ordem de serviço.

O projecto da reformulação total do Aeroporto de Vitória foi executado pelo gabinete ‘Figueiredo Ferraz – Consultoria e Engenharia de Projectos, S. A.’ de São Paulo. Já está pronto há praticamente uma década, mas nunca tinha avançado, não obstante as constantes e consecutivas promessas dos governos federais e estaduais. Agora parece ser de vez, e essa decisão ganhou ontem uma nova força, com a Presidente Dilma Roussef a anunciar diversos melhoramentos para o Estado de Vitória, em que incluiu a publicação do edital para a contratação das obras.

 

Aeroporto teve investimento de 45 milhões de dólares de 2011 até agora

A Infraero investiu entre 2011 e 2014 aproximadamente 45 milhões de dólares em projectos e obras de modernização no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles. Foram concluídas as instalações de dois módulos operacionais (embarque e desembarque), a reforma do terminal de passageiros existente que permitiram a ampliação da capacidade de processamento de passageiros e a melhoria do conforto aos usuários. Também foram construídas a nova torre de controlo, uma das mais modernas do país, com 35m de altura e instalações amplas, que permite maior qualidade na prestação dos serviços de apoio a navegação aérea, e a nova secção contra incêndio (SCI), que ampliou a segurança das operações aéreas em solo.

Outras melhorias realizadas em Vitória foram a instalação do ILS (Instrument Landing System) categoria I, equipamento que permite maior precisão no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves em condição de mau tempo e baixa visibilidade e a instalação do Sistema Repetidor Radar (TARIS) na torre de controlo, ampliando a segurança nas operações de tráfego aéreo.

 

  • Imagem retirada da maqueta do novo Aeroporto de Vitória, que até 2017, passará por profundas alterações. O projecto é da responsabilidade do gabinete ‘Figueiredo Ferraz – Consultoria e Engenharia de Projectos, S. A.’ de São Paulo

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...