A companhia húngara de baixo custo Wizz Air anunciou nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, a instalação de uma nova base operacional em Cardiff, no sul do País de Gales, que será a quarta no Reino Unido.
Os voos contemplam nove rotas, entre estas uma para o Aeroporto de Faro/Algarve, no sul de Portugal, que arrancarão no início da temporada de Verão de 2021, no próximo mês de março.
Segundo a companhia trata-se de um “investimento significativo” que vai criar 40 empregos diretos e mais de 250 empregos indiretos. A filial britânica da companhia húngara prestará assistência a um avião Airbus A321 que ficará baseado no aeroporto de Cardiff.
Durante a pandemia, Cardiff sofreu uma das maiores diminuições percentuais no número de passageiros entre os aeroportos do Reino Unido. Em outubro passado, apenas 8.400 passageiros passaram no aeroporto da cidade, menos 94% do que em 2019 durante o mesmo mês.
A Wizz Air irá servir os seguintes destinos a partir da sua nova base em Cardiff: Alicante, Faro, Larnaca, Tenerife, Corfu, Heraklion, Palma de Maiorca, Lanzarote e Sharm El Sheikh. Isto aumentará a capacidade anual do aeroporto em mais de 350.000 lugares, disse a companhia aérea.
Em Outubro, a Wizz Air abriu novas bases nos aeroportos de Londres Gatwick e Doncaster. Tinha anteriormente uma única base no Reino Unido, no Aeroporto de Londres Luton.