A330-300 com pintura retro da TAP fez primeiro voo para Belo Horizonte – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O avião Airbus A330-300 da TAP Portugal, matrícula CS-TOV, que ostenta a pintura retro da companhia aérea de bandeira portuguesa – usada nas décadas 50 a 70 do século passado – realizou no sábado, dia 24 de junho, a sua primeira viagem comercial, com passageiros e carga, ao serviço da transportadora lusitana (LINK notícia relacionada).

Foi o voo TP103 entre os Aeroportos de Lisboa e de Belo Horizonte/Confins, no Estado de Minas Gerais (Brasil) que partiu da capital portuguesa às 10h35 e pousou em solo brasileiro pelas 15h35, num voo direto de nove horas. No regresso o avião que agora está ao serviço da TAP, batizado com o nome ‘Portugal’, partiu de Belo Horizonte/Confins às 17h23 locais, tendo pousado no Aeroporto Internacional Humberto Delgado/Lisboa, pelas 06h04 locais deste domingo, dia 25 de junho, ao fim de cerca de 08h40 de viagem.

Era uma viagem muito esperada sobretudo pelos entusiastas da aviação nos dois países, Portugal e Brasil, que desde há muito seguiam com natural interesse e alguma ansiedade o momento de verem o avião da TAP com uma pintura retro e que tem sido considerada uma das mais bonitas das companhias aéreas europeias nos últimos 50 anos. O interesse á tanto que as notícias publicadas pelo ‘Newsavia’, no seu site de notícias e na página de Facebook (‘Notícias da Aviação’) sobre a pintura retro da TAP, nas últimas semanas, têm batido recordes de leituras e de partilhas, o que, aliás, muito nos satisfaz.

Voo de demonstração sobre as cidades do Porto e de Lisboa

O A330-300 ‘Portugal’ da TAP vai realizar nesta segunda-feira, dia 26 de junho, uma exibição nos céus de Lisboa e do Porto, as duas únicas cidades portuguesas escolhidas pelos responsáveis da companhia para mostrar a emblemática pintura dos ‘Transportes Aéreos Portugueses’ aos cidadãos nacionais. Uma opção que está a gerar muitas críticas nas redes sociais, já que os cidadãos que vivem a sul do Rio Tejo e nas ilhas, se acham no direito de também verem a pintura retro do novo aparelho da companhia aérea nacional, presentemente numa fase de grande desenvolvimento de rotas e de expansão de frota.

A pintura do novo avião ‘Portugal’ faz parte de um conjunto de ações programadas pela companhia para celebrar a ligação histórica e indissociável entre a TAP e Portugal, num momento em que a transportadora aérea celebra 72 anos de existência.

Um comunicado distribuído neste domingo, dia 25 de junho, pela TAP refere que “o itinerário deste primeiro voo foi criteriosamente desenhado para mostrar aos Portugueses este verdadeiro embaixador de Portugal, tendo passagem assegurada pelos cenários mais característicos de Lisboa e Porto”.

O A330-300 CS-TOV, que ficará afeto às rotas de longo curso da TAP para o continente americano e para África (Angola e Moçambique) descolará de Lisboa para o voo de demonstração pelas 9h00, rumo ao Porto, no norte de Portugal. Na Cidade Invicta, irá sobrevoar a zona da Foz do Rio Douro e fará a primeira passagem baixa na pista do Aeroporto Sá Carneiro, pelas 10h00.

De regresso a Lisboa, sobrevoará Cascais, a Ponte 25 de Abril e, pelas 11h30, fará uma passagem baixa na pista, antes de aterrar no Aeroporto Humberto Delgado.

 

  • A imagem que publicamos na abertura desta notícia é da autoria de Carlos Silva e foi obtida na manhã de sábado, dia 24 de junho, logo após a descolagem no Aeroporto Internacional Humberto Delgado/Lisboa. O A330-300, matrícula CS-TOV, iniciou assim o seu primeiro voo comercial ao serviço da TAP rumo a Belo Horizonte/Confins, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (TP103).

 

  • Em seguida reproduzimos um vídeo da autoria do spotter Francisco Sousa. Um trabalho interessantíssimo, já que teve a disponibilidade de aguardar o CS-TOV na sua primeira chegada a Lisboa com passageiros, pelas seis horas da manhã deste domingo, dia 25 de junho (TP104). E teve o mérito de obter um excelente documento, que está disponível no canal YouTube para todos os entusiastas da aviação.


1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde;
    Só lamento que depois de anunciaram o schedule para este voo:
    “O “Portugal” descolará de Lisboa pelas 09:00, rumo ao Porto. Na Invicta, irá sobrevoar a Foz e fará a primeira passagem baixa na pista do Aeroporto Sá Carneiro, pelas 10:00. De regresso a Lisboa, sobrevoará Cascais, a ponte 25 de Abril e, pelas 11:30, terá uma passagem baixa na pista, antes de aterrar no Aeroporto Humberto Delgado, pelas 12:00.”

    … o resultado tenha sido este:
    https://www.flightradar24.com/data/aircraft/cs-tov/#ddddeb1

    Assim é difícil seguir as (boas) iniciativas da TAP.
    🙁

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Governo Português envia avião da TAP com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul

O Governo português vai enviar, na próxima terça-feira, dia...

GOL e AZUL anunciam acordo de ‘codeshare’ que vigorará a partir do final de junho

As companhias aéreas brasileiras GOL e Azul anunciam nesta...

SATA Air Açores transportou doentes do Hospital de Ponta Delgada que estavam na Madeira

A SATA Air Açores realizou nesta quarta-feira, dia 22...