Aeroporto da Praia será um dos mais modernos da África Ocidental

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, capital da República de Cabo Verde, vai tornar-se num dos mais modernos da região, segundo o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entidade que financiou um investimento de 32,7 milhões de euros, em fase de conclusão.

O BAD, em nota sobre a conclusão do projeto de expansão e modernização do Aeroporto Nelson Mandela, incluindo o novo terminal para voos internacionais, destaca a instalação de novos “scanners” 3D com tecnologia avançada que aumentam “a eficiência global da segurança dentro do aeroporto.”

“Estas instalações modernas posicionam o aeroporto de Praia entre os mais bem equipados na sub-região da África Ocidental”, refere o BAD.

Construído pela ‘Impresa Costruzioni Giuseppe Maltauro’, o novo terminal tem uma área de 2.560 metros quadrados, incluindo lojas duty free e turísticas e zona de restauração.

A empresa aeroportuária cabo-verdiana Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) informou que o novo terminal tem capacidade para processar 1.100 passageiros por hora, em momentos de pico de tráfego, em vez dos anteriores 700 passageiros por hora.

O desenvolvimento da infraestrutura de transportes do país, particularmente a aeroportuária, é uma das prioridades da estratégia global do governo de Cabo Verde para promover o crescimento económico.

O tráfego aéreo de passageiros no aeroporto da Praia registou uma taxa de crescimento anual média de 7,5%, nos últimos anos, 1,2 pontos percentuais acima do tráfego médio total de plataformas aeroportuárias no país.

Para o BAD, “o sector dos transportes oferece perspectivas económicas promissoras, afectando em particular a atividade turística que contribui para 20% do PIB”, que tem vindo a registar um “desenvolvimento acelerado.”

Em conjugação com a modernização das infraestruturas aeroportuárias, o governo cabo-verdiano está também a promover a privatização da companhia aérea de bandeira.

No final de 2018, a Icelandair entregou uma proposta final e vinculativa para a aquisição de 51% do capital social da TACV – Cabo Verde Airlines.

A proprietária da TACV vai ser a Loftleidir Cabo Verde, uma nova companhia do grupo da Icelandair, que encara a localização do arquipélago cabo-verdiano ideal para o desenvolvimento de voos de ligação entre a Europa, América do Sul e África.

 

  • Notícia publicada pelo site de informação económica dos países de língua oficial portuguesa ‘MacauHub’

1 COMENTÁRIO

  1. https://newsavia.com/aeroporto-da-praia-sera-um-dos-mais-modernos-da-africa-ocidental/

    Relativamente à esta questão, estranha-me tanto investimento quando este aeroporto internacional irá continuar com uma pista (LDA-1900 metros) e uma placa de estacionamento tão pequenas, que não viabilizam a maximização das operações com aviões de maior dimensão. O aeroporto da Praia merece uma pista de maior dimensão, melhores equipamentos de ajuda à aproximação e aterragem (ILS ou RNAV) e uma placa de estacionamento proporcional ao volume de tráfego que se espera.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...