Aeroporto de Ipatinga (Minas Gerais) encerrado para beneficiação da pista

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil interditou esta semana, totalmente, a pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, conhecido como Aeroporto de Ipatinga, no Estado de Minas Gerais.

Uma nota distribuída pela ANAC informa que não é possível garantir que o aeródromo reúne condições seguras para receber voos. O órgão abriu processo administrativo para avaliação de aplicação de medida cautelar ao aeroporto. Problemas na estrutura vieram à tona na última semana, quando a companhia AZUL Linhas Aéreas Brasileiras interrompeu os seus voos no Aeroporto de Ipatinga, por tempo indeterminado, devido a problemas detectados na pista.

“Lideranças políticas e empresariais vêm ressaltando que o aeroporto é de grande importância para a região, onde se concentram grandes indústrias, como Usiminas, Cenibra, Aperam e ArcelorMittal”, escreve a imprensa mineira.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que publicará, nos próximos dias, processo de licitação para beneficiação da pista, através do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG). A contratação das empresas que realizarão a obra deve ocorrer no menor tempo possível. “A expectativa é de que a regularização do aeroporto ocorra dentro de semanas, com a segurança necessária para os passageiros e funcionários”, diz a nota.

A Setop informou ainda que, assim que foi comunicada sobre a suspensão dos voos da Azul, tomou providências imediatas, incluindo visitas técnicas ao local por equipes do DEER/MG, diálogo com a empresa aérea e lideranças locais.

Segundo a Anac, a interdição total da pista ocorreu após apuração da área técnica da agência sobre problemas existentes nas áreas pavimentadas do aeroporto. “A restrição perdurará até que o operador aeroportuário informe e comprove a correção das não conformidades, ou que tenha implementado as medidas mitigadoras que reduzam o risco a níveis aceitáveis”, diz nota da agência.

 

A Anac informou que o aeródromo foi inspecionado em setembro de 2018, quando foram constatadas as chamadas não conformidades no pavimento da pista de pouso e decolagem e também a sinalização das pistas de táxi. Foi solicitado que o operador aeroportuário enviasse um Plano de Ações Corretivas (PAC) para sanar a situação, o que não foi feito. Com isso, a ANAC decidiu-se pela restrição operacional.

O Aeroporto de Ipatinga está sob a responsabilidade do Estado de Minas Gerais, mas é administrado pela empresa Socicam. Localizado em Santana do Paraíso, próximo a Ipatinga, no interior do Estado, o aeroporto foi projetado pela Usiminas, que administrou a estrutura até 2016. Depois disso, o aeródromo foi entregue ao Estado, embora continue a ser conhecido pelo Aeroporto Usiminas. A Socicam informa que opera o Aeroporto de Ipatinga por meio de contrato de prestação de serviço que não contempla a manutenção da pista de voo, procedimento que cabe à Setop.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...