Agendas mobilizadoras e a capacidade única de atração de investimento de Ponte de Sor 

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A vitalidade do cluster aeronáutico de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia local, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território, foram os temas que marcaram o primeiro dia de conferências do ‘Portugal Air Summit – Take Off para 2024’, no recém-inaugurado edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, em Portugal.

A abertura do ciclo de conferências foi protagonizada pelo presidente do Município, Hugo Hilário, que no seu discurso assinalou os dez anos da formação de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor e a concretização de investimentos como a conclusão de novas áreas de acolhimento empresarial e da Torre de Informação e Controlo, que se realizaram em 2023.

O presidente do Município de Ponte de Sor destacou igualmente o impacto do Portugal Air Summit (PAS) na afirmação de Ponte de Sor no cluster da aeronáutica, que se verificou também na economia do concelho e do Alentejo: “o PAS promove organismos nacionais e internacionais, privados e públicos, e fomenta, através destas empresas, a partilha do melhor que se faz neste setor.”

No âmbito da iniciativa ’A próxima década de investimento em Ponte de Sor”, os representantes das três agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em desenvolvimento no território – Agenda Mobilizadora Aero.next Portugal, Agenda NeuroSpace e Agenda Mobilizadora New Space Portugal – fizeram um ponto da situação do progresso dos seus projetos, que se materializam em duzentos milhões de euros e na potencial criação de cerca de quinhentos postos de trabalho diretos e mais de mil indiretos.

Primeira fábrica portuguesa de aviões começará a ser construída em 2024 em Ponte de Sor

O consórcio Aero.next Portugal, responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, o LUS 222, anunciou que a construção da fábrica da primeira aeronave portuguesa está prevista para 2024, quando acontecerá a 7ª edição. Por seu turno, o consórcio New Space Portugal terá a capacidade para produzir, nos próximos anos, vinte satélites com engenharia portuguesa e integrados em Portugal.

No mesmo painel, o economista e antigo secretário de estado da Economia, João Neves, salientou aquela que é, no seu entender, a vantagem crítica de Ponte de Sor: “a qualidade institucional de definição de políticas públicas que permitem aos investidores um olhar sobre o Município diferente daquele que têm sobre outras regiões. De Ponte de Sor recebem a confiança essencial para se sentirem impelidos a investir”.

O dia ficou ainda marcado pelas intervenções do administrador da NAV Portugal, Pedro Ângelo, que abordou os desafios prementes deste organismo de gestão do tráfego aéreo, e por debates fundamentais a propósito da consolidação do desenvolvimento da indústria de defesa em Portugal, com a participação da IDD, Força Aérea, Thales Edisoft Portugal e OGMA, e da análise do AED Cluster Portugal, que agrega mais de 80 entidades portuguesas a trabalhar nos setores da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

 

Nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, o dia centra-se na discussão de temas mais abrangentes do setor aeronáutico, como a mudança do contexto no transporte aéreo, o futuro da aviação, a gestão e sustentabilidade das atividades espaciais ou o “crescimento de escolas de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor”, no âmbito da comemoração dos dez anos desta atividade no concelho. A fechar, será lançada a 7.ª edição do Portugal Air Summit de 2024.

As conferências são transmitidas no site do evento e o programa completo, com os respetivos oradores, pode ser consultado em https://portugalairsummit.pt/

 

Ponte de Sor voa mais alto com corrida aérea e balões de ar quente

O fim de semana, 10, 11 e 12 novembro, vai ser marcado pelo espírito competitivo e a adrenalina com a demostração de corrida aérea AIR RACE CHAMPIONSHIP, protagonizadas por 10 pilotos na Albufeira de Montargil e aberto ao público. O programa lúdico pode ser consultado aqui: https://portugalairsummit.pt/programa-ludico/

 

Este programa inédito pretende recriar um ambiente de demonstração de corrida e atrair novos públicos, com os pilotos a superarem ao máximo os seus limites e os das máquinas que irão pilotar num espetáculo que promete ser inesquecível.

 

Em paralelo, realiza-se o Festival Internacional de Balões de Ar Quente do Alentejo – ‘Ponte de Sor põe todos de cabeça no ar’, com as suas inúmeras atividades de voos livres e batismos de voo, sempre entre Montargil e a sessão vespertina em Ponte de Sor, sem esquecer o espetáculo Night Glow, que decorre no Jardim do Campo da Restauração.

 

Sétima Edição do Portugal Air Summit 2024: colocar Ponte de Sor no mapa mundial

A edição de 2024 vai marcar o início do novo ciclo de crescimento do projeto, com a realização da cimeira num formato bienal e de carácter internacional, marcada pela forte componente expositiva, destinada a stakeholders nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial.

O Portugal Air Summit, realizado desde 2017, e a partir de 2018 em parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação da região Alentejo.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...