A Air India, companhia aérea de bandeira indiana que integra o Grupo Tata, anunciou nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, o seu compromisso de encomendar 250 aeronaves Airbus para impulsionar as suas operações domésticas e internacionais.
A encomenda inclui 140 aeronaves A320neo e 70 A321neo de corredor único, bem como 34 aparelhos A350-1000 e seis jatos A350-900 de fuselagem larga que marcarão uma nova era para o país, já que a nova aeronave de longo alcance celebra a sua estreia no mercado indiano.
O pedido visa modernizar e expandir a frota da companhia aérea com o objetivo de criar uma transportadora de serviço completo maior e com a qualidade necessária para corresponder à crescente procura de viagens na região. As entregas estão programadas para começar com o primeiro A350-900 que chegará à Índia no final deste ano.
“Este é um momento histórico para a Airbus e para a Air India. A Índia está à beira de uma revolução nas viagens aéreas internacionais e estamos honrados que nossa parceria com o Grupo Tata e nossas soluções para aeronaves escrevam esse novo capítulo para a conectividade aérea do país”, disse Christian Scherer, diretor-geral executivo para o setor comercial internacional da Airbus . “A capacidade única do A350 irá proporcionar o potencial reprimido do mercado de longa distância da Índia, a sua tecnologia, longo alcance e conforto incomparável permitirão novas rotas e melhores experiências aos passageiros com mais economia e maior sustentabilidade. Juntamente com os A350, as frotas da família A320 serão o ativo eficiente e versátil para continuar democratizando e descarbonizando as viagens aéreas no país”, releva o executivo da Airbus, citado num comunicado distribuído pela construtora aeroespacial europeia.
Christian Scherer acrescenta: “Saudamos a Air India por sua estratégia visionária, escolhendo os dois tipos de aeronaves de referência em cada uma de suas categorias. Estamos emocionados e honrados em ver essas aeronaves se tornarem os pilares do renascimento da Air India. Essa frota impulsionará a companhia aérea globalmente onde ela merece estar: entre os melhores.”
Na próxima década, a Índia crescerá para ter a maior população do mundo, sua economia se expandirá mais rapidamente entre as nações do G20 e uma classe média em expansão gastará mais em viagens aéreas. Como resultado, o tráfego de passageiros na Índia crescerá rapidamente, inclusive nos mercados de longo alcance nos EUA, Europa e Ásia-Pacífico, que o A350 está bem posicionado para atender.
O Airbus A350 é uma aeronave de fuselagem larga mais moderna e eficiente do mundo na categoria de 300 a 410 lugares.
O Airbus A321neo é o membro de fuselagem mais longa da família A320 de corredor único mais vendida da Airbus, acomodando confortavelmente de 180 a 220 passageiros numa configuração típica de duas classes e até 244 num arranjo de maior densidade.