Bem-vindo, !|Sair

Partiu o António Ideias

*Noticía actualizada a 8 de Março de 2015

 

É com enorme tristeza, que actualizamos esta notícia para vos informar que o António Ideias partiu ontem, dia 7 de Março de 2015 para o seu último voo.

Foi num acidente fortuito, num dia normal, e entre amigos a quem ensinava, que o experiente piloto sofreu  um acidente de asa delta. Estavamos em Novembro de 2013, e embora tenha sido acudido ainda consciente nunca mais viria a recuperar.

Para os amigos e comunidade aeronáutica em geral, António Ideias foi um entusiasta, um amigo e um exemplo a seguir, um homem do ar.

Os serviços fúnebres decorreram  hoje, dia 8 de Março, na Igreja de Campo Grande, Portugal.

Seguem-se uma selecção de fotos,  através das lentes do nosso  reporter de imagem André Garcez, uma singela homenagem que fazemos ao bravo Falcão (pertenceu à Esquadra Falcões 201 da Força Aérea Portuguesa), ao comandante da TAP, ao estudante de teologia, ao  piloto acrobático que defendeu Portugal no mundial de acrobacia, 75  anos depois da última representação, ao homem de fé, o António Ideias.
António Ideias - Sirius Magazine

 António Ideias - Sirius Magazine António Ideias - Sirius MagazineAntonio Ideias




 


 

*Notícia original de 3 de Maio de 2014

“Todos precisamos de todos, hoje é o António, amanhã poderemos ser nós!”

 

António Ideias era piloto comercial e pára-quedista. Um grande entusiasta da Aviação. Um acidente atravessou-se na sua frente e cortou-lhe a possibilidade de continuar a fazer o que mais gostava na vida. Agora luta pela sua recuperação, procura com muita vontade e a indispensável ajuda dos amigos, manter um nível de conforto adequado ao longo período de recuperação que, certamente, necessitará para alcançar um patamar estável, não obstante os constrangimentos provocados pela sua conturbada situação clínica.

Um grupo de amigos criou e constituiu o “Fundo do António Ideias” através da ASPAC, uma Fundação de Solidariedade, que pretende angariar receitas que revertam a favor da recuperação do António, que será lenta e muito dispendiosa, já que é elevado o valor que deve pagar, continuamente, em serviços de Enfermagem, Fisioterapia, Medicamentos.

O ‘NewsAvia’, portal noticioso sobre questões aeronáuticas para o mundo da língua portuguesa, tomou conhecimento desta situação através de um dos blogs que consulta diariamente. Decidimos nos juntar ao apelo lançado pelos seus amigos, os promotores do ‘Pássaro de Ferro’ e outros, nomeadamente os colegas da TAP Portugal, onde o António era piloto. Aqui estamos a divulgar, a deixar a mensagem de que todos precisamos de todos, Hoje é o António, amanhã poderemos ser nós. E sobretudo num País como o nosso, em que há muito poucas saídas para situações deste tipo, é muito bom contarmos com a solidariedade dos que, nestas ocasiões, dão um pouco do que não lhes faz falta, por causas reconhecidas e com o nobre intuito de contribuir para uma melhor qualidade de vida de alguém que tão novo sofre as agruras de um destino impiedoso.

A conta nº 0010 0000 3198 2340 007, com o IBAN PT50 0010 0000 3198 2340 00777, está unicamente direccionada para o António Ideias e, através de um grupo de amigos, é gerida pela ASPAC, a qual permite que qualquer doação possa ser deduzida em sede de IRS.

 

Para tal, quem, voluntária e desinteressadamente, tiver a amabilidade e a altivez de contribuir com um donativo financeiro, poderá fazê-lo presencialmente na secretaria da ASPAC, ou por transferência bancária, bastando depois enviar o comprovativo para o endereço de e-mail “aspac.geral@gmail.com”, indicando apenas o seu Nome e Número de Identificação Fiscal (NIF).

 

Antes do final de cada ano civil, a ASPAC emitirá sempre um recibo, em nome do titular do donativo entregue, especificando o fim a que se destinou o mesmo, o que permitira a obtenção de benefícios fiscais em sede de IRS.

 

Gostaríamos ainda de salientar, que será sempre assegurada a qualquer interessado que preste donativos para este efeito, a faculdade de consultar nas instalações da ASPAC, na presença de um elemento da Direcção, resumos de actividades ou relatórios bancários relacionados com o “Fundo do António Ideias”.

 

Mais do que o valor por vós doado, o que realmente importa é de não nos esquecermos de ajudar, nesta fase menos boa da sua vida, o nosso leal e eterno amigo António Ideias.

 

Por último, e vivendo nós tempos tão complicados a nível social, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para relembrar que o Estado Português permite que 0,5% do imposto liquidado, reverta a favor de um Instituição Particular de Solidariedade Social, sem qualquer encargo adicional para si e sem que o total de IRS que terá que pagar, tenha qualquer alteração ou aumento.

Sendo a ASPAC uma Instituição Particular de Solidariedade Social (nº 1 do Artº 1º do Estatuto aprovado pelo DL 119/83 de 25 de Fevereiro), reconhecida pelo Estado Português, sugerimos que, solidariamente, a considere como beneficiária desses 0,5% dos seus impostos já resgatados pelo Estado.

Para isso, na sua declaração de IRS basta preencher:

IRS---Antonio-Ideias

Muito obrigado a todos e não hesitem em contactar os amigos do António que lideram esta iniciativa:

 

Jorge Fachadas e-mail: jorge.fachadas@tap.pt

Miguel Vicente ; e-mail: miguel.vicente@tap.pt

Ricardo Oliveira  email: ricardo.oliveira@tap.pt

José Miranda Santos  email: jose.luis.santos@tap.pt

Olívio Carvalho  e-mail: jose.olivio.carvalho@tap.pt

ASPAC (secretaria-Lina) e-mail: aspac.geral@gmail.comAntónio Ideias - Sirius Magazine

 

1 Comments

  1. Morreu hoje, 7 de Marco, o Vosso Amigo Antonio Ideias. estara a partir da 19h no Campo Grande. Amanha missa as 15h30.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica