Avião da Jet2 aterra com avaria nos flaps – Estava tudo preparado para o pior, mas correu tudo bem

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Type Rating Airbus A320 V1, Rotate, Career Up!


Um avião Boeing 737-800 da companhia britânica Jet2.com, que viajava de Heraklion, na ilha de Creta, no Mediterrâneo, para Ledds/Brasdford, na Inglaterra, sofreu uma avaria nos flaps e, por isso, o comandante decidiu divergir o aparelho para o Aeroporto de Manchester, onde tinha uma pista de aterragem maior e, eventualmente, melhores meios de socorro em caso de acidente.

A aeronave, que tinha lotação completa, transportava passageiros britânicos que tinham estado de férias em Creta, e que regressavam às suas casas no Reino Unido.

Logo que a tripulação se apercebeu do constrangimento (eventualmente uma das razões que terá provocado um atraso de várias horas aquando da partida em Creta) comunicou aos passageiros que uma avaria no sistema de flaps, obrigava a que o avião fizesse um pouso com mais velocidade do que a recomendada, uma situação de risco, que, explicou, já estava comunicada ao aeroporto para onde iriam divergir e para a qual a tripulação de cabina prepararia os passageiros. Pediu a todos calma, tendo até em atenção que a bordo viajavam algumas dezenas de crianças com as suas famílias.

Depois de algumas voltas sobre o aeroporto de Manchester, o avião aterrou por volta da meia-noite de sexta-feira, dia 24 de agosto, sem quaisquer incidentes e seguido por muitas dezenas de bombeiros e viaturas de socorro que alinharam ao longo das bermas da pista, em caso de necessidade.

No final o comandante foi considerado um herói pelos passageiros e foram mais os aplausos do que as atitudes de medo ou pânico registadas a bordo entre os passageiros. A maioria dos passageiros abraçou o comandante e outros tripulantes na saída da aeronave, tendo todos o cumprimentado e felicitado pelo profissionalismo demonstrado nomeadamente a perícia e conhecimento que demonstrou ter da aeronave.

A companhia distribuiu uma nota no sábado de manhã, em que confirmou o incidente e destacou o profissionalismo e frieza dos seus pilotos na forma como lidaram com esta situação anómala.

Nenhum dos ocupantes do Boeing 737-800 da Jet2.com necessitou de assistência médica ou psicológica, disseram fontes aeroportuárias.



Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...