Avião da TAP que seguia para Luanda retornou a Lisboa com avaria mecânica

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um Airbus 340-300 (CS-TOB) da TAP Portugal que descolou de Lisboa na noite de ontem, domingo, dia 15 de Junho, retornou ao aeroporto da capital portuguesa aos primeiros minutos desta segunda-feira, dia 16 de Junho, devido à ocorrência de uma avaria mecânica, supostamente relacionada com a não recolha de um dos trens de aterragem. A aeronave voltou a aterrar cerca 31 minutos depois da descolagem, após algumas voltas sobre o mar, na zona de Sesimbra, a Sul de Lisboa.

O avião dirigia-se para Luanda, voo TP289, onde deveria aterrar esta manhã, como habitualmente. Desconhecem-se outros pormenores e só durante a manhã de hoje, segunda-feira, é que se deverá saber sobre o que terá ocorrido realmente à aeronave e sobre a situação das duas centenas de passageiros que seguiam para Angola. Hoje há novo voo entre Lisboa e Luanda, que está marcado para as 23h15 e que seria feito com o avião que ontem retornou a Lisboa devido à referida avaria.

A companhia aérea portuguesa tem sentido, nas últimas semanas algumas dificuldades em cumprir totalmente com o seu planeamento de voos de longo curso, situação que poderá manter-se ainda com alguns constrangimentos até ao início do próximo mês, quando entrarem na frota da TAP os dois novos A330-200, que antes pertenceram à companhia brasileira TAM, e que neste momento passam por uma revisão total e redecoração externa e interna nas oficinas da TAP no Aeroporto de Lisboa.

As dificuldades são ainda maiores devido ao incidente ocorrido no Aeroporto de Belém, no Estado do Pará, onde está retido um Airbus A330-200 (CS-TOJ) que ficou atascado na lama, numa das bermas da pista, quando se preparava para descolar com destino a Lisboa, no passado dia 8 deste mês. A aeronave já foi retirada da situação inconveniente em que se encontrava e está a ser revista por engenheiros da companhia. Segundo informação recebida ontem de Belém, através do nosso leitor e ‘spotter’ Raphael Magalhães, chegou no domingo ao fim da tarde àquele aeroporto um avião cargueiro Boeing 737-400F da ‘Colt Cargo’ que transportou um macaco de cauda, equipamento necessário para o último check da aeronave que sofreu a saída de pista. Ontem em Belém admitia-se a possibilidade de ser mudado um trem ao avião português, o que só será possível saber após verificação com esse equipamento.

Ontem em Lisboa, também devido à falta de aviões disponíveis, a TAP teve de alugar um avião à companhia espanhola Iberia (Airbus A340-300, matrícula EC-HGV) que fez o voo Lisboa-Newark/Nova Iorque. Tinha saída marcada para as 13h20 e acabou por descolar pelas 16h26. Entretanto o avião espanhol já está de volta a Lisboa. Saiu de Newark às 21h52 locais (voo TP104) e deve chegar a Lisboa esta manhã de segunda-feira, dia 16, pelas 09h00 da manhã.

Outro voo da TAP (TP015) de Lisboa para o Recife (Estado de Pernambuco, Brasil) também sofreu um considerável atraso. Tinha chegada marcada ao aeroporto pernambucano para as 18h50 locais (menos quatro horas que em Portugal) e estava atrasado para as 04h15 locais, devido à saída tardia do avião da capital portuguesa. Entretanto, e segundo o horário da ANA – Aeroportos para o Aeroporto Internacional de Lisboa, o voo da TAP para Recife de hoje encontra-se já cancelado.

A companhia portuguesa deverá fazer hoje um ponto à situação, provocada por algumas anormalidades às quais o planeamento da TAP parece ser alheio, pois que foram provocadas por avarias de aviões e ao atraso na recepção das duas aeronaves para o longo curso, que poderiam estar já ao serviço. Contudo, esperemos por uma clarificação da companhia para termos a notícia completa e fechada.

 

  • Foto de Ricardo Gomes, autor do blog ‘The True Life of a True Spotter’
  • Notícia ACTUALIZADA (Vide LINK)
  • Agradecemos as informações do nosso leitor Carlos Schmidt, coordenador da página ‘Loadmasters, Pilotos, Spotters’, sempre atento e estrategicamente colocado no cenário da informação aeronáutica

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...