Azores Airlines terá cinco voos semanais Lisboa-Pico-Lisboa no Verão de 2020

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Grupo SATA, através da Azores Airlines, programou cinco voos semanais entre Lisboa e a ilha do Pico, nos meses de junho a setembro de 2020. Isto significa que no próximo ano esta ilha do Grupo Central do arquipélago português dos Açores, receberá voos diretos da capital portuguesa às segundas, quartas, quintas, sábados e domingos. As viagens serão efectuadas com equipamento A320.

Alguns círculos nos Açores, nomeadamente através das redes sociais e de blogues informativos, consideram que esta foi uma oferta de Natal da SATA aos picarotos (assim se chamam aos habitantes da ilha) que desde há muito reclamam mais ligações do continente português, para dar resposta à grande procura de turistas nacionais que procuram o Pico na época de Verão.

Mas, na verdade, a abertura de mais uma frequência semanal, representa “um justo reconhecimento do crescimento sustentado que a rota Lisboa-Pico-Lisboa tem registado”, tal como refere o blogue ‘Cais do Pico. Aliás, este blogue informa neste fim-de-semana, o historial da ligação aérea entre Lisboa e o Pico, que, pelo seu interesse, a seguir reproduzimos:

2005 (20 de abril) — a TAP efetua o primeiro voo entre a capital portuguesa e a ilha, inaugurando assim a rota Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa, contando a mesma com uma ligação semanal.

2007 — a rota Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa passa a ter duas frequências semanais nos meses de julho e agosto.

2013 — a ligação entre Lisboa e o Pico passa a ser direta em ambos os sentidos (sem escala na ilha Terceira) de junho a setembro (situação igualmente aplicável à segunda frequência semanal, existente durante os meses de julho e agosto).

2015 (30 de abril) — a SATA substitui a TAP nas ligações aéreas entre a capital portuguesa e a ilha, efetuando nesta data o seu primeiro voo da rota Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa, a qual passa a contar com duas frequência semanais (mínimo) durante todo o ano.

2015 — as ligações entre Lisboa e o Pico passam a ser diretas em ambos os sentidos (sem escala na ilha Terceira) em julho e agosto, sendo que algumas semanas destes meses são contempladas com três frequências semanais.

2016 — a rota Lisboa-Pico-Lisboa passa a contar, de maio a setembro, com três ligações semanais, sendo que todas elas são diretas em ambos os sentidos.

2017 — a maioria dos voos entre Lisboa e o Pico efetuados durante o inverno passam a ser diretos em ambos os sentidos, bem como passa a existir três frequências semanais de abril a outubro.

2018 — todos os voos Lisboa-Pico-Lisboa passam a ser diretos em ambos os sentidos, além da realização de quatro rotações semanais nos meses de junho, julho e agosto.

2019 — a quarta rotação semanal do Verão é alargada ao mês de setembro.

2020 — está prevista a introdução de uma quinta rotação semanal durante o verão, resultando em duas frequências semanais durante o inverno, três ligações por semana em abril, maio e outubro, e cinco rotações semanais nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

 

 

  • Na imagem de abertura vemos dois aviões do Grupo SATA estacionados no Aeroporto da Ilha do Pico. Foto © Rui Ferreira

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...