Azul oferece 123 milhões de reais pela TwoFlex, atual parceira da GOL

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras surpreendeu nesta terça-feira, dia 14 de janeiro, o sector da aviação comercial brasileira ao anunciar um acordo para compra da companhia aérea de voos regionais Two Táxi Aéreo, que utiliza a marca TwoFlex. A Azul fez uma oferta de 123 milhões de reais, cerca de 29,7 milhões de dólares/26,7 milhões de euros ao câmbio do dia, refere um comunicado distribuído ao fim da tarde em São Paulo.

A TwoFlex oferece serviço regular de passageiros e cargas para 39 destinos no Brasil, dos quais apenas três cidades regionais são atendidas igualmente pela Azul. A companhia também conta com 14 horários diários de partidas e chegadas na pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas, o principal terminal doméstico de São Paulo e do Brasil.

Curioso que estes horários estão presentemente preenchidos por voos feitos em parceria com a GOL Linhas Aéreas, grande concorrente da Azul, na rede doméstica. No passado dia 12 de outubro, a GOL e a TwoFlex iniciaram voos conjuntos no interior do Estado do Paraná, para aeroportos secundários, onde não é possível a operação com os aviões Boeing 737-800 da GOL. O mesmo aconteceu em Congonhas, desde 28 de outubro de 2019, quando foi lançada a ‘Ponte Aérea Congonhas-Barra da Tijuca’, no Rio de Janeiro, voada com aviões da TwoFlex, também em parceria com a GOL (LINK notícia relacionada).

A frota da TwoFlex é composta por 17 aeronaves Cessna Grand Caravan próprias, um turboélice regional monomotor com capacidade para nove passageiros. A companhia foi fundada em 2013 e resultou da fusão de duas empresas de táxi-aéreo, especializadas no transporte de passageiros e cargas para aeródromos do interior, a Two Aviation e a Flex Aero, e ficou sediada em Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo.

 

 Azul opera a maior rede de voos e destinos na América Latina

“Nos últimos dez anos, a Azul liderou o desenvolvimento da aviação regional no Brasil, atendendo a mais de 100 destinos domésticos e trazendo novos serviços para mais de 50. O nosso objetivo é continuar levando serviço aéreo para novas e diversas partes do Brasil. As aeronaves Cessna Caravan serão a maneira mais adequada para alcançar cidades e comunidades menores. A aquisição do TwoFlex ajudará a Azul a aumentar a demanda de clientes, pois poderá levar o serviço aéreo a lugares onde não são servidos hoje, além de conectar cada vez mais pessoas à sua malha de voos e destinos, que é a maior da América Latina. A operação de carga da TwoFlex também será uma adição estratégica à Azul Cargo Express, pois poderá levar carga para cidades hoje não atendidas”, diz John Rodgerson, presidente executivo da Azul, em comunicado.

“Construímos um ótimo negócio na aviação regional nos últimos anos, conectando cidades menores a grandes capitais em todo o país. Estou ansioso para conectar nossa rede regional à rede doméstica e internacional da Azul”, afirma Rui Aquino, presidente executivo da TwoFlex, também em nota de imprensa.

 

Não é a primeira vez que a Azul adquire uma companhia aérea no Brasil. Em maio de 2012 comprou a TRIP Linhas Aéreas, então a maior companhia regional do Brasil, com sede em Barueri, também no interior de São Paulo. A TRIP também tinha, ao tempo, um acordo comercial com a ex-TAM (agora LATAM Airlines Brasil), companhia com quem, desde a sua fundação (em 2008) a Azul compete no mercado brasileiro. Também se falou, em 2012, que a ex-TAM poderia comprar a TRIP. O certo é que a Azul chegou primeiro a acordo. Tal como aconteceu agora, em relação à GOL, presume-se.

A fusão com a TRIP deu à Azul a possibilidade de voar, em 2012, para 96 das 108 cidades que recebiam voos regulares de passageiros. Assim, começou o crescimento da Azul, então com apenas quatro anos de existência. A companhia fundada por David Neeleman tinha em 2012 49 aviões e juntou mais 58 da TRIP, o que lhe permitiu disputar o mercado brasileiro dominado pela ex-TAM e pela GOL.

 

A oferta agora apresentada pela Azul para aquisição da TwoFlex está sujeita a condições como a conclusão da auditoria, negociação de um contrato de compra e venda, e aprovações regulatórias nacionais.

 

  • A Azul é presentemente a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 916 voos diários e 116 destinos. Com uma frota operacional de 140 aeronaves e mais de 12.000 funcionários, a companhia possuía 249 rotas em 31 de dezembro de 2019, ano em que conquistou o prémio de melhor companhia aérea da América Latina pelo ‘TripAdvisor Travelers’ Choice’ e também foi classificada como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo nono ano consecutivo pela Skytrax.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...