Base Aérea de Beja da Força Aérea Portuguesa realiza Spotters Day

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Base Aérea n.º 11, em Beja, abre as portas ao público a 4 de Outubro, no âmbito da iniciativa Base Aberta que assinala os 62 anos da Força Aérea Portuguesa e, neste caso, os 50 anos da base anfitriã. O programa contempla o Spotters Day, dedicado aos fãs da aviação que têm como hóbi fotografar as máquinas voadoras.

Os spotters têm nesta data uma especial atenção, e reconhecimento, da Força Aérea. Mesmo à medida deles e das respectivas objectivas, haverá descolagens, sobrevoos e aterragens de missões de treino ou instrução de Alpha-Jet, Alouette III, P-3C CUP+, Epsilon e Chipmunk.

Segundo o alferes Hugo Ribeiro, das relações públicas da Força Aérea, ouvido pelo Newsavia, os spotters acabam por ser, indirectamente, mais um veículo da comunicação da Força Aérea com o exterior, pois ao fotografarem e divulgarem as suas fotos (neste caso de aviões militares) estão também a promover o trabalho deste ramo das Forças Armadas.

Alouette III

 

Hot Blade

Real Thaw 12

No dia 4 de Outubro, e mediante inscrição obrigatória até ao dia 2, os spotters terão um programa específico, das 10h00 às 15h30, e uma oportunidade única para captar as melhores imagens das aeronaves e respectiva actividade aérea prevista para o dia de Base Aberta.

As inscrições são feitas através do link http://goo.gl/0365MZ (no site do centenário www.emfa.pt) e consideram-se oficialmente aceites após recepção de e-mail de confirmação,

De acordo com o regulamento, as actividades seguirão o percurso delineado e terão um oficial de relações públicas a indicar o itinerário e a acompanhar todo o processo. O uso de um colete reflector é obrigatório e da responsabilidade de cada participante.

A iniciativa Base Aberta tem percorrido as bases aéreas militares do país, é de entrada livre e proporciona um programa diversificado de actividades, inclusive baptismos de voo numa aeronave C-295.

A Base Aérea N.º 11 – BA11, criada em 1964, situa-se nas proximidades da cidade de Beja. Ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã, conforme se pode ler no site da Força Aérea.

Actualmente, Beja é a base de colocação das Esquadras 103 – “Caracóis” (Alpha-Jet), 552 – “Zangões” (Alouette III) e 601 – “Lobos” (P-3C).

 

Spotters Day - FAP

O programa do Dia da Base Aérea começa às 9h00, no bairro residencial, com provas de BTT, atletismo e aula de body balance.

As portas da base abrem-se ao público às 10h00 e assim se mantêm até às 16h30. Haverá exposições estáticas de Alpha-Jet, Alouette III e P-3C CUP+ (com direito a visita aos respectivos cockpits); de T-33, T-38, Epsilon e Chipmunk; viaturas dos bombeiros; viatura CONDOR e motos do Grupo Mototurismo Paxus Julius. Haverá também escalada e slide.

No interior do hangar, haverá exposição com stands das Unidades Aéreas (ESQ103, ESQ552 e ESQ601); exposição dos 50 anos da Base Aérea n.º 11 e stand de aeromodelismo. Estão também programados passeios em viatura CONDOR; visitas guiadas à Torre de Controlo e à Secção de Assistência e Socorro e baptismos em simulador de voo Alpha-Jet.

Às 10h30, há uma demonstração de falcoaria e das 11h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00 haverá baptismos de voo em C-295. Durante o período do almoço, haverá actuação de grupos de cantares alentejanos.

 

Fotos gentilmente cedidas pelo fotógrafo português André Garcez . Mais fotos deste profissional aqui. 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...