Boeing 757-200 aterra pela primeira vez em Santa Helena

Um Boeing 757-200 aterrou na tarde desta quinta-feira, dia 30 de julho, pela primeira vez, no Aeroporto de Santa Helena, uma ilha remota no Atlântico Sul, que integra o território do departamento ultramarino britânico de ‘Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha’. Foi o maior avião de passageiros que aterrou até hoje na ilha.

O avião, da companhia britânica Titan Airways, matrícula G-ZAPX, foi fretado pelo Governo do Reino Unido para transportar até à ilha de Santa Helena uma carga de 960 testes de despiste de covid-19, cinco ventiladores respiratórios e 2,5 toneladas de equipamentos hospitalares de proteção para o pessoal médico que trabalha com doentes afetados pelo novo coronavírus e outros materiais farmacêuticos. Viajou também uma equipa médica que renderá a outra que ficou na ilha, em abril passado, e que regressa à Grã-Bretanha.

Neste voo, que partiu de Londres/Stansted, o Boeing 757-200 da Titan fez uma escala em Las Palmas de Grã Canária e na ilha de Ascensão, próxima do seu destino final, onde existe uma base militar do Reino Unido. O aeroporto local pode receber aviões de longo curso, mas neste momento tem limitações devido a obras na pista de aterragem, que se prolongarão por mais um ano. Nele escalam normalmente os aviões de transporte militar e de passageiros da Air Tanker que viajam entre a base aérea de Brize Norton, no noroeste de Londres e as ilhas Falklands/Malvinas, no Oceano Atlântico Sul Ocidental, a sul da Argentina. Face a este impedimento esses voos estão presentemente a fazer escalas em Sal (Cabo Verde) e Dakar (Senegal).

O voo decorreu de forma satisfatória, nomeadamente a aterragem, atendendo às características do aeroporto da ilha, segundo relatam diversas informações que chegam através de jornalistas que trabalham na ilha. O avião tocou na pista de Santa Helena pelas 16h23m.

A tripulação ficará esta noite em Jamestown, capital da ilha, antes de retomarem viagem na sexta-feira para Londres/Stansted. O plano de voo deverá incluir, pelo menos, uma escala, possivelmente nas ilhas Canárias ou num aeroporto africano.

No Aeroporto de Santa Helena embarcarão alguns passageiros europeus, nomeadamente britânicos que estão a aguardar transporte desde há vários meses.

 

  • Fotos © Aeroporto de Santa Helena
  • LINK notícia relacionada
  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 17h20

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica