Festival Internacional de Balões de Ar Quente nos céus do Alentejo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Festival Internacional Balões de Ar Quente volta pelo 26º ano consecutivo ao Alto Alentejo, que reunirá participantes oriundos de diversos países europeus. A 26ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão, Fronteira, Fundação Abreu Callado (Benavila), Monforte e Ponte de Sor, no Alentejo, de 6 a 12 do corrente mês de novembro. Nesta edição, o evento contará com a participação de 38 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo).

O 26º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar.

“ Este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num balão de ar quente”, refere Maria Inês Soares, em comunicado distribuído pela organização do festival, da responsabilidade da ‘Publibalão’ e do ‘Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo’, a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.

“A nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ, pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos concelhos aderentes”, acrescenta a organizadora.

Para realizar um dos 11 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária AQUI. Recomenda-se, ainda, uma leitura atenta das regras de segurança e inscrição disponíveis AQUI e AQUI.

Programa dos voos livres

06/11 – Fronteira
07/11 – Alter do Chão
08/11 – Monforte
10/11 – Ponte de Sor (Montargil e Aeródromo Municipal de Ponte de Sor)
11/11 – Ponte de Sor e Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
12/11 – Fundação Abreu Callado – Benavila
Horários do ponto de encontro para os voos livres

– Voos da manhã: 07h00
– Voos da tarde: 14h30

Espetáculo de night glow no Aeródromo de Ponte de Sor

Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow, que é um espetáculo noturno, considerado, muitas vezes, o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música. O espetáculo terá início pelas 19h30, em Ponte de Sor. A entrada é livre e não requer a aquisição de qualquer pulseira.

Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da ‘Publibalão’ e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 26 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.

O Festival Internacional Balões de Ar Quente conta com a parceria das seguintes entidades: Câmara Municipal de Alter do Chão, Câmara Municipal de Fronteira, Câmara Municipal de Monforte, Câmara Municipal de Ponte de Sor, ADI-TC, A. Matos Car / Isuzu, Cavok.pt – prepare-se para descolar, Delta, Fundação Abreu Callado, Fidelidade – Loja dos Olivais e OZ Energia.

 

Sobre o Festival Internacional Balões de Ar Quente

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997. É anualmente organizado pela ‘Publibalão’ (e coorganizado, pelo quinto ano, pelo ‘Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo’. Após 25 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa. Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

SNPVAC processa Governo Português por excesso de serviços mínimos em greve na EasyJet

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação...

Transavia releva sucesso da programação de voos no Verão para o mercado português

Portugal foi, uma mais vez, um dos três melhores...

FAP adquire mais três helicópteros Sikorski UH-60 Black Hawk para combate a incêndios rurais

A Força Aérea Portuguesa (FAP) adquiriu mais três helicópteros...