Utilização do biocombustível na aviação melhora a qualidade do ar

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O combustível de aviação de base biológica reduz o número de partículas ultrafinas emitidas pelos motores das aeronaves, melhorando assim a qualidade do ar. Esta é uma das conclusões tiradas de um estudo internacional realizado em grande escala utilizando uma aeronave da SAS – Scandinavian Airlines no Aeroporto de Copenhaga, na Dinamarca.

Os pesquisadores mediram uma aeronave com 34% de combustível de base biológica (conhecido como Combustível de Aviação Sustentável, SAF), no tanque enquanto taxiava entre a pista e o portão do aeroporto. Medições terrestres mostram uma redução na emissão de partículas ultrafinas em cerca de 30%.

As medições foram realizadas por pesquisadores do DLR, Centro Aeroespacial Alemão. Durante a experiência, montaram um laboratório móvel com equipamento de medição avançado num portão do Aeroporto de Copenhaga. A partir daí, mediram a qualidade do ar quando uma aeronave da SAS com 34% de SAF misturado no seu tanque de combustível chegou a Copenhaga vinda de Estocolmo. As medições foram feitas três a quatro vezes ao dia e realizadas enquanto a aeronave estava no solo, circulando entre a pista e a zona de estacionamento.

Os resultados das medições fornecem a imagem mais detalhada até o momento do efeito do uso do SAF na qualidade do ar local no aeroporto.

“O SAS está muito orgulhoso de participar neste projeto, pois é um grande exemplo de como os nossos esforços coletivos podem permitir novas descobertas de soluções sustentáveis para a indústria da aviação. As descobertas desta experiência única no Aeroporto de Copenhaga mostram que a utilização do SAF não só reduz as emissões de CO2, mas também reduz o impacto dos rastos e melhora a qualidade do ar local”, afirma Ann-Sofie Hörlin, Chefe de Sustentabilidade da SAS.

“Esta é uma notícia realmente boa. É uma descoberta importante que o combustível de aviação sustentável tem um impacto na qualidade do ar. Já sabemos que ajuda a reduzir as emissões de CO2. Por isso este é outro benefício significativo da mudança da aviação para combustíveis sustentáveis”, disse Christian Poulsen, Diretor de Operações do Aeroporto de Copenhaga.

É uma experiência única, que ocorre durante um período de quatro semanas durante o inverno. É a primeira vez que medições tão extensas são realizadas num ambiente de aeroporto autêntico, tornando-se uma experiência altamente complexa.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...