Bem-vindo, !|Sair

Fiscalização da construção do Novo Aeroporto de Luanda custa 43,7 milhões de euros

O Estado angolano vai pagar 43,7 milhões de euros pela fiscalização da construção do novo aeroporto internacional de Luanda, considerada a maior obra pública do país e com conclusão prevista para 2017.

Em causa está um despacho presidencial, a que a agência noticiosa portuguesa Lusa teve acesso hoje, dia 2 de Janeiro, autorizando a contratação da empresa Consulmace – Engenharia e Serviços para a assegurar a empreitada de fiscalização da construção do novo aeroporto da capital.

De acordo com o documento, o contrato será assinado pelo Ministério dos Transportes e terá o valor de 52,6 milhões de dólares (cerca de 43,7 milhões de euros).

A construção do novo aeroporto de Luanda arrancou em 2004 e a sua conclusão está projetada para 2017, ano em que se realizam em Angola as terceiras eleições gerais em período de paz.

Segundo o teor do despacho presidencial n.º 46/14, de 02 de Maio, o Contrato Comercial para a construção do novo aeroporto celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Empresa China International Fund Limited – CIF, foi aprovado no valor de 3,8 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros).

O projeto é financiado por fundos chineses englobados na linha de crédito aberta por Pequim para permitir a reconstrução de Angola, depois de terminado um período de três décadas de guerra civil.

O China International Fund Limited, entidade que financia o projeto, refere no seu sítio oficial na internet esse desígnio, afirmando que tem em mãos a construção do “maior aeroporto em África”, referindo-se ao que estava previsto para a comuna do Bom Jesus, a cerca de 40 quilómetros de Luanda, já na província do Bengo.

Com sede em Hong Kong, o CIF adianta que a obra contempla um terminal com 160 mil metros quadrados, com capacidade para movimentar 13 milhões de passageiros/ano e ainda um terminal de mercadorias de 6,2 mil metros quadrados que permitirá escoar 35 mil toneladas por ano.

O novo aeroporto internacional está implantado numa área de 1.324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.

A pista norte do aeroporto terá 4.200 metros de comprimento, enquanto a sul 3.800 metros de comprimento, cada uma delas com 60 metros de largura.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica