‘Flightradar24’ apressou-se e rebatizou Aeroporto da Madeira…

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ‘Flightradar24’, considerado o maior rastreador online de voos comerciais do mundo, mudou nesta segunda-feira, dia 25 de julho, a designação do Aeroporto da Madeira para Aeroporto do Funchal Cristiano Ronaldo (Funchal Cristiano Ronaldo Airport), seguindo notícias que, naturalmente, surgiram em toda a imprensa mundial nos últimos dias, após o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ter anunciado que o Executivo da Região Autónoma portuguesa, situada no Oceano Atlântico, tinha decidido renomear com com o nome do popular futebolista mundial e capitão da equipa campeã europeia Cristiano Ronaldo, nascido na ilha da Madeira, o aeroporto principal do arquipélago.

Contudo, nada está decidido, porque a burocracia leva ainda algum tempo, e a estrutura aeroportuária vai continuar a designar-se ‘Aeroporto da Madeira’ até ser oficialmente mudada a denominação, após o que as autoridades aeronáuticas portuguesas comunicarão, a nível internacional, a mudança.

O Aeroporto que serve a ilha da Madeira foi inaugurado em 1964 com a denominação de ‘Aeroporto do Funchal’, havendo algumas pessoas, e até companhia aéreas, que o designavam por “Aeroporto de Santa Catarina no Funchal”. Era frequente a quem viajava nos aviões da TAP até ao final do século passado, ouvir a tripulação de cabina dizer: “Acabámos de aterrar no Aeroporto de Santa Catarina, no Funchal”. Santa Catarina era o sítio onde foram iniciadas as terraplanagens para o início das obras, que foram adjudicadas em 1961. Mas o nome ficou sempre na memória dos madeirenses.

Quando foram inauguradas as obras da ampliação da pista e construção da nova aerogare do aeroporto, em setembro de 2000, o Governo da Região Autónoma decidiu mudar o nome para ‘Aeroporto da Madeira’. Primeiro por seu mais abrangente, já que é o único aeroporto que serve a ilha principal do arquipélago que tem a mesma designação. Segundo, porque o aeroporto não se situa no concelho do Funchal, onde está a cidade do mesmo nome, capital administrativa da Madeira [o aeroporto está implantado em terrenos pertencentes aos concelhos de Santa Cruz e de Machico, no leste da ilha, a cerca de 25 quilómetros do centro da cidade do Funchal]. Terceiro, por uma questão de promoção turística achou o Governo Regional conveniente que a ligação do nome da Madeira, que é o destino turístico global, com o aeroporto, criaria sinergias, o que, aliás, se tem confirmado.

O que Miguel Albuquerque anunciou na passada sexta-feira, dia 22 de julho, (LINK notícia relacionada), foi que o Conselho de Governo da Região Autónoma tinha resolvido atribuir o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto, o que agora seguirá os seus trâmites processuais e legais.

Segundo apurou o ‘Newsavia’ não há qualquer impedimento legal para a atribuição do nome do futebolista português ao aeroporto. Neste momento a ANA Aeroportos de Portugal, empresa a quem está concessionado o Aeroporto da Madeira, já foi notificada da decisão do Conselho de Governo e está a tratar da mudança, o que acontecerá durante uma cerimónia oficial que deverá decorrer no aeroporto da ilha da Madeira até final do corrente ano, com a presença de popular CR7. O futebolista inaugurou, na cidade do Funchal, no passado dia 22 de julho, o primeiro hotel com a sua marca que resulta de uma pareceria com Dionísio Pestana, desde há vários anos considerado o maior hoteleiro português, também oriundo da Madeira,  proprietário e ‘chairman’ do Pestana Hotel Group.

O Aeroporto deverá passar a chamar-se ‘Aeroporto Cristiano Ronaldo/Madeira’, mantendo os códigos IATA e ICAO existentes: FNC e LPMA, respetivamente.

 

O ‘Flightradar24 AB’ é uma entidade registada na Suécia, onde foi fundada em 2006 por um grupo de entusiastas da aviação comercial. Aproveitando as enormes possibilidades que a Internet criou no domínio das telecomunicações e seu rastreamento, os promotores do ‘Flightradar24’ construíram uma plataforma que hoje tem expressão mundial e que deve ser a maior e mais importante com tais características. Permite a obtenção dos trajetos dos voos e posicionamento dos aviões comerciais em todo o mundo, desde que esses dados estejam disponíveis. Diariamente rastreia cerca de 1.500 voos, número que pode aumentar de acordo com o número de aviões e rotas em curso.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...