Fundação Airbus leva bombeiros franceses para a Amazónia Boliviana

A França enviou neste sábado, dia 7 de setembro, uma equipa de 38 sapadores bombeiros e respectivos equipamentos para cooperar no combate aos fogos florestais que desde há várias semanas assolam a Amazónia.

A ação francesa resulta do empenho demonstrado pelo Presidente Emanuel Macron na preservação da floresta amazónica, na recente Cimeira dos países do G7, realizada em França.

O governo francês distribuiu na manhã deste sábado uma nota informativa na qual anunciou o envio da equipa de bombeiros e de duas toneladas de equipamento para combate a fogos doado ao Governo da Bolívia. A nota destaca a cooperação de duas entidades privadas: o Grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton e a Fundação Airbus.

Todos os pormenores da operação foram combinados entre a França e a Bolívia, cujo presidente se disponibilizou para acolher a ajuda francesa, tendo recebido os cooperantes no aeroporto.

Os cooperantes franceses fotografados na chegada a La Paz com o Presidente da República da Bolívia, Evo Morales.

Seguiram também para a Bolívia três drones dos sapadores militares e quatro pilotos de drones que irão ajudar as autoridades bolivianas no reconhecimento das zonas florestais afetadas pelos fogos. Desde o passado dia 4 de setembro que uma equipa de seis especialistas franceses em fogos florestais está na Bolívia a ajudar o governo nacional.

A Fundação Airbus, além de ter disponibilizado o voo intercontinental com um dos seus aviões de ensaio, financiará as horas de voo de helicópteros que seguirão de perto os fogos florestais que assolam a Amazónia no lado territorial da Bolívia.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica