Governo da Nigéria vai criar uma nova companhia aérea nacional

O Governo Federal da Nigéria pretende criar uma nova companhia aérea nacional e está já a trabalhar nesse sentido seguindo directivas do próprio Presidente da República Muhammadu Buhari.

O secretário permanente do Ministério da Aviação, Binta Bello, deu posse na semana passada a uma comissão técnica composta por 12 membros encarregada da criação da companhia aérea nacional.

“A criação duma companhia aérea nacional é justificada não só por considerações económicas, mas também por um interesse estratégico, o orgulho nacional e o potencial de criação de empregos”, precisou o Ministério.

A comissão é presidida pelo antigo diretor-geral da transportadora Discovery Airlines, Mohammed Abdulsalam.

A antiga companhia aérea nacional de bandeira, Nigeria Airways, deixou as suas operações em 2003 depois de 45 anos de existência.

Atualmente a companhia nigeriana mais importante é a Arik Air, que realiza voos de médio e longo curso, mas que tem passado por grandes dificuldades financeiras nos últimos meses, e cujo futuro é, neste momento, muito incerto.

Contudo, não deixa de ser curioso o fato de já no decorrer deste mês de agosto, a imprensa económica da Nigéria ter noticiado que os executivos da Arik Air estavam a trabalhar com o Governo no sentido de transformar a companhia na transportadora aérea do país.

A comissão agora instalada pode significar uma rutura completa entre o Governo da República da Nigéria ou, então, a continuação (oficial) do trabalho que os responsáveis pela gestão da Arik tinham anunciado na imprensa nacional.

O comunicado do Ministério da Aviação não aborda a questão nesse sentido e não se conhecem informações que possam esclarecer melhor o assunto.

A Arik Air tem uma frota de aviões da Boeing, Airbus e Bombardier que é assistida pela Lufthansa Technik, uma das mais cotadas empresas de engenharia e manutenção aérea do mundo, que vigora até 2019. Está filiada na IATA e os seus aviões marcam presença diária em diversos aeroportos mundiais, nomeadamente em Londres e Nova Iorque.

A Nigéria está situada na costa ocidental de África, com uma ampla frente de mar para o Golfo da Guiné. É um dos países mais populosos do mundo. Estima-se que tenha cerca de 180 milhões de habitantes.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica