Governo de Moçambique quer ajudar gestores da LAM na solução dos problemas encontrados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro-ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, afirmou que o Governo quer “ajudar” os gestores da transportadora aérea estatal LAM a encontrarem “o caminho correto”, depois de revelados alegados desvios e atos de sabotagem interna, noticia nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a agência de notícias portuguesa ‘Lusa’.

“Se a regra de gestão foi violada, isto tem de ser corrigido, e há instrumentos legais, financeiros, para a resolução do problema. Todos os problemas na gestão vão surgindo, infelizmente. O importante é termos solução, para não termos os problemas que temos e, se de facto existir alguma má intenção nesse processo, então temos as instituições que tratam desse problema”, disse Maleiane, questionado pelos jornalistas, no domingo, dia 18.

“Temos de ajudar a empresa e os gestores a encontrarem o caminho correto”, acrescentou o governante moçambicano.

O diretor de restruturação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) denunciou em 12 de fevereiro um esquema de desvio de dinheiro, com prejuízos de pelo menos quase três milhões de euros, em lojas de venda de bilhetes, através de máquinas dos terminais de pagamento automático (TPA/POS) que não são da companhia (LINK notícia relacionada).

A LAM está num processo de revitalização, com a empresa sul-africana Fly Modern Ark encarregue da gestão desde abril do ano passado, com um plano de restruturação em curso.

A estratégia de revitalização da empresa segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à deficiente manutenção das aeronaves.

“Temos de compreender que a LAM é uma empresa que pode ter momentos bons e momentos maus, e o importante é identificar o problema e resolvê-lo. Porque é assim que tem de ser, sobretudo quando se trata de uma empresa pública, tem de ser o modelo, e é esse esforço que o Governo está a fazer: encontrar uma saída para a empresa voltar a ser como foi no passado”, acrescentou, nas mesmas declarações, o primeiro-ministro da República de Moçambique.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV considera decisão da AAC de suspensão do COA e LEA da companhia “ilegal e injusta”

A TICV – Transportes Interilhas de Cabo Verde, SA,...

Embraer entrega 1.800º avião de produção própria à Royal Jordanian Airlines

A construtora aeronáutica brasileira Embraer atingiu um novo marco...

Governo Regional dos Açores cancela concurso de privatização da Azores Airlines

O Governo Regional dos Açores decidiu nesta quinta-feira, dia...