Governo paga à Heliportugal dívida da manutenção dos helis ‘Kamov’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Passatempo - Quinta das Arcas

O Governo da República Portuguesa autorizou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a realizar uma despesa até 14,7 milhões de euros, para pagar à empresa responsável pela manutenção dos helicópteros ‘Kamov’, que são propriedade do Estado, revela o comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, dia 5 de Fevereiro.

Desta forma a ANPC fica autorizada “a realizar a despesa relativa à execução do contrato de manutenção das aeronaves ‘Kamov’, celebrado entre o Ministério da Administração Interna e a Heliportugal”. A nota adianta que se trata “do contrato de manutenção de seis aeronaves kamov, que integravam o património da Empresa de Meios Aéreos (EMA), empresa em processo de liquidação e cuja posição contratual foi assumida pela ANPC”. A decisão governamental fixa a despesa máxima autorizada em cerca de 14,7 milhões de euros.

A Heliportugal é atualmente a empresa responsável pela manutenção dos helicópteros pesados ‘Kamov’, de fabrico russo, que são utilizados desde 2007 nos trabalhos de combate a incêndios florestais e, nalgumas vezes, no transporte de feridos ou doentes da responsabilidade dos serviços de emergência médica. O contrato deverá terminar no segundo trimestre do ano, após a empresa Everjets ter vencido o concurso público internacional para a operação e manutenção dos helicópteros pesados para os próximos quatro anos, no valor superior a 46 milhões de euros (Vide notícia anterior). Dos seis helicópteros pesados do Estado, apenas três estão operacionais, estando dois em manutenção e um acidentado.

A ANPC garante estar “a desenvolver todos os esforços” para que fiquem operacionais cinco ‘Kamov’. O helicóptero acidentado demorará ainda mais algum tempo a retomar as operações, dependente dos trabalhos de reparação, pois precisam ser substituídas algumas partes devido ao acidente ocorrido em Setembro de 2012.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...