Bem-vindo, !|Sair

Everjets fica com a operação dos ‘Kamov’ do Estado Português – Trabalhadores transitam

A empresa portuguesa Everjets, com sede no Aeroporto Internacional do Porto, no Norte do País, vai ser responsável pela operação e manutenção dos helicópteros pesados ‘Kamov’ do Estado Português, nos próximos quatro anos, ao vencer o concurso público de valor superior a 46 milhões de euros, foi anunciado hoje, segunda-feira, dia 2 de Fevereiro.

A informação foi avançada à agência noticiosa Lusa pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), explicando que o concurso foi adjudicado, mas ainda não foi assinado o contrato com a empresa Everjets.

A ANPC refere que ainda não é possível estimar uma data exata para o início do contrato, porque tal só se concretiza após a sua assinatura, sendo depois remetido para o Tribunal de Contas, para visto prévio, antes do processo de consignação das aeronaves.

A Proteção Civil adianta que está a trabalhar para que seja a nova empresa a operar os Kamov na próxima época de incêndios.

Além da operação e manutenção dos seis helicópteros Kamov, a Everjets vai também ficar com a responsabilidade dos 25 trabalhadores da extinta Empresa de Meios Aéreos (EMA), dos quais cinco são pilotos e três copilotos.

Numa informação enviada à Lusa, a ANPC refere que o contrato prevê a operação e manutenção dos seis Kamov, mas, neste momento, estão três operacionais, dois estão em manutenção e um encontra-se acidentado.

A ANPC garante estar “a desenvolver todos os esforços” para que fiquem operacionais cinco unidades no próximo Verão.

Em 2013, a Everjets ganhou também o concurso de aluguer de 25 helicópteros ligeiros de combate a incêndios florestais por um período de cinco anos.

A EMA foi extinta no final de Outubro do ano passado, tendo os trabalhadores transitado para a ANPC, até à conclusão do concurso público internacional.

A ANPC é também responsável pela gestão dos contratos de operação e manutenção dos meios aéreos próprios do Estado.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica