Governo venezuelano diz que já começou a pagar as dívidas às companhias aéreas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O governo da República Bolivariana da Venezuela concretizou o pagamento de dívidas, correspondentes aos anos de 2012 e 2013, a seis das 26 companhias aéreas internacionais que operam no país, anunciou o ministro da Economia, Finanças e Banca Pública venezuelano, Rodolgo Marco Torres, na sua conta de ‘Twitter’.

“Foi concretizado o pagamento total de 2013 às linhas aéreas AeroMéxico, Insel Air, Tame Equador e Aruba Airlines. Também concretizámos o pagamento do ano de 2012 às linhas aéreas Avianca e Lacsa-Taca”, anunciou o governante aos seus seguidores.

O anúncio teve lugar após uma reunião com representantes daquelas linhas aéreas, na qual participou também o ministro do Transporte Marítimo e Aéreo, Hebert Garcia Plaza, desconhecendo-se qual o total do valor do pagamento efectuado.

O Governo da Venezuela deve 4 mil milhões de dólares (2,94 mil milhões de euros) às companhias aéreas internacionais por repatriamento dos capitais e lucros correspondentes às vendas de bilhetes aéreos desde 2012, mas cujo pagamento tem sido dificultado pelas leis cambiais vigentes.

As dificuldades levaram a Air Canadá e a Alitalia a suspenderem, recentemente, os voos para Caracas, enquanto a Lufthansa decidiu paralisar a venda de novos bilhetes.

NA Europa, a TAP que voa para Venezuela desde 1972, viu-se obrigada a manter no Verão o mesmo número de voos (três) que no Inverno, face às probabilidades de aumentar demasiado a dívida por receber em Venezuela. No Verão do ano passado a companhia portuguesa realizou no pico do Verão seis voos semanais.

Segundo a Associação de Companhias Aéreas da Venezuela, 11 das 26 transportadoras aéreas que voam de países estrangeiros para Caracas reduziram, desde Janeiro, a oferta de lugares e a frequência dos voos, nalguns casos até quase aos 80%, devido à impossibilidade de repatriar os capitais correspondentes às vendas.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...