Um helicóptero da Força Aérea Angolana ao serviço da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), caiu na manhã deste sábado, dia 12 de agosto, na província do Cuando Cubango.
O helicóptero, um Mil MI-171SH da Força Aérea Nacional (FAN), foi envolvido num remoinho quando se aprestava para o pouso, e acabou por embater numa árvore, tendo ardido completamente, após os seus oito ocupantes o terem abandonado, disse a Rádio Nacional de Angola (RNA).
Os ocupantes, pilotos militares e funcionários governamentais, conseguiram sair do aparelho antes deste começar a arder, estando a ser assistidos numa unidade hospitalar. Dos cinco feridos internados , dois deles encontram-se em situação mais grave, segundo fontes clínicas, citadas pela RNA.
O helicóptero já se encontrava a voar entre localidades da província do Cuando Cubango, para o transporte de material eleitoral, desde há vários dias, disse a emissora de rádio oficial de Angola.
O acidente ocorreu de manhã na localidade de Caiundo, a 164 quilómetros do Menongue, capital do Cuando Cubango.
A Força Aérea Nacional de Angola tem uma frota de oito helicópteros Mil Mi-171SH, praticamente novos. Os primeiros quatro foram recebidos em 2015 e os restantes em 2016. Agora, fica com sete, segundo contas dos sites internacionais de aviação de defesa e militar.