John Slattery vai gerir nova empresa formada pela Boeing e pela Embraer

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

John Slattery, atual presidente executivo da Embraer Aviação Comercial, foi escolhido pela Boeing para liderar a empresa que será formada a partir da venda de 80% da divisão de aviação comercial da Embraer para a construtora aeroespacial norte-americana.

A Boeing anunciou na quarta-feira, dia 20 de março, que o americano John Slattery, de 50 anos, foi indicado para liderar a nova companhia. A nomeação efetiva de Slattery terá de ser ratificada pelo conselho de administração, após a aprovação do negócio pelos órgãos reguladores e encerramento da transação. O executivo comanda há três anos a Embraer Aviação Comercial e está na companhia há seis anos.

A escolha de Slattery, é um reconhecimento do elevado nível dos quadros da fabricante brasileira e indica que a Embraer não terá um papel reduzido nas discussões sobre a nova empresa. Ele ficará sediado em São José dos Campos (no interior do Estado de São Paulo) e vai reportar ao presidente do Conselho de Administração, B. Marc Allen, também indicado nesta quarta-feira para esse cargo.

Atualmente, Allen comanda a Boeing International e deixará a função para presidir à comissão que será responsável por conduzir o processo de integração entre as companhias na aviação comercial e por constituir a joint venture liderada pela Embraer para o cargueiro militar KC-390.

Segundo um comunicado da Boeing, Allen assumirá funções no próximo dia 22 de abril. Na mesma data, Paulo Cesar de Souza e Silva deixará o comando da Embraer, conforme anunciado na segunda-feira, dia 18 de março, pela Embraer.

O novo presidente da companhia brasileira será ratificado em assembleia geral ordinária convocada para a mesma data. O comunicado distribuído pela Embraer indica que o sucessor de Paulo Cesar de Souza e Silva, que será consultor sénior do conselho da empresa e auxiliará na transição da presidência e na cisão dos ativos que serão incorporados à parceria com a Boeing, será escolhido no mercado e anunciado até a assembleia de acionistas.

Na posição que ocupa na Boeing, Allen, de 45 anos, será substituído a partir de 22 de abril por Michael Arthur, que atualmente está à frente da Boeing Europa. À frente do comissão que vai se dedicar aos preparativos para integração dos ativos das duas companhias, Allen vai se reportar ao presidente da Boeing, Dennis Muilenburg, e manterá um assento no Conselho Executivo da companhia americana.

Boeing e Embraer anunciaram em dezembro que aprovaram os termos do acordo para a criação de duas companhias, uma para área comercial e outra em defesa. O governo brasileiro aprovou o acordo em janeiro. Na joint venture da área comercial, a Boeing será dona de 80%, enquanto a Embraer terá 20% de participação. Na Defesa, a Embraer terá 51% das ações e a Boeing os 49% restantes. A expectativa é a de que operação seja concluída até o fim do ano.

 

  • Reproduzido com informações do jornal brasileiro especializado em economia ‘Valor Econômico’, da Boeing e da Embraer.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...