Moçambique reavalia sistema de taxas para o setor da carga aérea

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A empresa pública Aeroportos de Moçambique (ADM) está a trabalhar para tornar o transporte aéreo de mercadoria mais competitivo, o que passa pela reavaliação das taxas cobradas e garantia de certificação de todos os terminais, anunciou esta semana a imprensa moçambicana.

Neste momento são cobradas duas taxas – de carga, que custa 10 cêntimos de dólar por quilograma e de segurança aeroportuária (TSA) que varia de um aeroporto para o outro, e conforme tratar-se de exportação ou importação.

“Por exemplo, na África do Sul e outros países da região cobra-se por volume e não por quilograma. A ideia é estarmos alinhados com as práticas da região. Estamos a trabalhar com o empresariado para ver se baixamos as taxas”, disse Saíde Júnior, administrador financeiro da empresa Aeroportos de Moçambique.

Falando recentemente na FACIM-2023, explicou que, no âmbito do Programa de Aceleração Económica, a TSA para os aeroportos de Chimoio, Lichinga e Pemba deixou de ser cobrada, para fomentar a exportação dos produtos daquelas províncias.

Saíde Júnior defende que para promover a competitividade é também necessário criar estímulos e incentivar os produtores a transportar a carga por via aérea.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...