Negociações Governo-TAP voltam atrás – Estado será maioritário com 72,5% do capital

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O cenário de uma suposta nacionalização da TAP SGPS SA, grupo proprietário das companhias aéreas TAP Air Portugal (Transportes Aéreos Portugueses) e Portugália Airlines, parece estar a afastar-se da mesa das difíceis negociações que têm decorrido nos últimos dias entre o Governo Português e o grupo de sócios privados da empresa que se agrupam no consórcio ‘Atlantic Gateway’.

O que na quarta-feira, dia 1 de julho, era dado como adquirido, dado o empresário David Neeleman não aceitar a proposta governamental, terá mudado com a cedência da companhia AZUL Linhas Aéreas Brasileiras (esta fundada e controlada por Neeleman), que é obrigacionista da TAP, através de um empréstimo de 90 milhões de euros.

O jornal ´Público’, de Lisboa, anuncia na manhã desta quinta-feira, dia 2 de julho, na sua edição digital que “o reforço do capital do Estado já está fechado, mas ainda há questões em aberto”. Outros meios portugueses também assinalam a cedência da Azul que terá sido conseguida na madrugada desta quinta-feira, e apontam para o cenário do Estado Português assumir uma posição relevante no capital do grupo aéreo português.

“Na proposta que está em cima da mesa, o Estado assume o controlo, ficando com 72,5% do capital”, adianta o jornal.

“Estado Português e privados estão cada vez mais próximos e é provável que nas próximas horas seja fechado um acordo definitivo sobre o futuro da TAP”, apurou o ‘Público’.

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira o reforço da posição do Estado, que detém 50% do capital e 5% dos direitos económicos, por via da diminuição da participação de David Neeleman, que detém 50% do consórcio privado Atlantic Gateway, dono de 45% da TAP.

O Conselho de Ministros está reunido em Lisboa desde as 09h30 da manhã desta quinta-feira, e a reunião tem sido dominada pelo dossier TAP. Estava marcada uma conferência de imprensa para as 13h00 locais, que foi depois adiada para as 14h00. Meia hora depois foi novamente reagendada para as 17h00 da tarde.

 

  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 15h00 de Lisboa
  • LINK notícia relacionada

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...