Primeira Cimeira de Mobilidade Aérea Avançada realiza-se em Lisboa em novembro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Reunião técnica internacional pretende afirmar-se como um marco no sector das viagens e da aeronáutica em Portugal afirmando-se como destino atrativo para os novos “táxis” voadores.

Aeronaves, tripuladas ou autónomas são sustentáveis,  e não emitem carbono, já que os seu motores são 100% elétricos. 

Portugal está a abraçar o seu papel de pioneiro ao acolher a primeira Cimeira de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, sigla que resulta das iniciais ‘Advanced Air Mobility’, em inglês) que está programada para realizar-se na cidade de Lisboa, nos dias 20 e 21 de novembro de 2023.

Trata-se de um evento de referência que coloca Portugal na vanguarda de uma indústria  avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares norte-americanos a nível mundial, com investimentos a chegarem a um ritmo sem precedentes em diversos países que já aderiram a esta nova tendência do mercado da mobilidade aérea sustentável.

O sector AAM, em crescimento exponencial com mais de 150 OEMs e inúmeros prestadores de serviços em todo o mundo, representa uma enorme oportunidade. Tem o potencial de transformar a mobilidade regional e urbana, de uma forma sustentável com zero emissões de carbono e estabelecer novas vias económicas e redefinir a posição de Portugal no mercado global. O posicionamento geográfico único do País e a sua forte base tecnológica tornam-no um pólo atrativo para a inovação na AAM, proporcionando um terreno fértil para o crescimento do setor.

Nuno Gonçalves, membro do Conselho Diretivo do IAPMEI sublinha que IAPMEI está profundamente empenhado em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em Portugal. É com grande entusiasmo que nos juntamos ao ‘Advance Air Mobility Summit’ como principal parceiro, vendo este evento como uma plataforma vital para acelerar o futuro da Mobilidade Aérea Avançada no nosso país.
Este encontro não é apenas uma excelente oportunidade para apresentar Portugal como um hub líder para o desenvolvimento da indústria, mas também uma ocasião única para facilitar a colaboração entre inovadores, investidores, fabricantes de equipamento original e académicos. Estamos certos de que as sinergias criadas neste evento serão um catalisador para novas iniciativas e parcerias duradouras que fortalecerão o setor aéreo, a futura mobilidade e a inovação tecnológica em Portugal.

A cimeira de dois dias reunirá na efervescente cidade de Lisboa, local escolhido nos últimos anos para importantes reuniões internacionais, líderes da indústria, agências governamentais, universidades e peritos em tecnologia para debater estratégias, desafios e oportunidades neste sector em expansão. Os tópicos irão desde a harmonização global até à integração dos ‘Evtol´s’, aeronaves elétricas de descolagem e aterragem verticais nas infraestruturas de transporte existentes, refletindo a vasta gama de aplicações potenciais.

De acordo com José Neves, presidente do Cluster Português de Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED), parceiro estratégico do evento, “a Mobilidade Aérea Avançada representa um novo paradigma para a indústria aeronáutica global, catalisando desafios únicos e novas oportunidades. O Cluster AED, que tem vindo a crescer em média 15 % ao ano ao longo da última década, está hoje, como nunca, preparado para responder às emergentes necessidades tecnológicas criadas por esta nova vertente do sector aeronáutico. Desta forma, a primeira edição do ‘Advanced Air Mobility Summit’, que será realizada em Portugal, representa um momento único para este sector, para se mostrar o que melhor se concebe e produz em Portugal e atuar como um marco na integração do tecido industrial e tecnológico nestas novas cadeias de valor do sector.”

A cimeira, na qual participarão delegações governamentais nacionais, investidores em aeronaves, e infraestruturas e empresas de alta tecnologia internacionais, tem como objetivo promover a sensibilização, fomentar a colaboração e dar a conhecer tecnologias e soluções inovadoras. Pretende acelerar o esforço de Portugal para se manter na vanguarda das viagens, da aeronáutica e do crescimento económico, aproveitando as oportunidades que se deparam no segmento da AAM que se podem traduzir em criação de emprego e retorno de investimento significativos.

Mais Informações no site do evento aqui.

Foto de destaque: Imagem do EVtol da AutoFlight, uma aeronaves de descolagem vertical totalmente elétrica, cujo protótipo tem mais de 500 horas de voo, incluindo voos em Espanha. A Autoflight prevê ter  a sua aeronave certificada e a voar comercialmente em 2026.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...