Além da Turkish Airlines, cujo início de voos entre Istambul e Luanda já noticiámos (ver LINK) e está previsto para o próximo mês de Junho, mais duas companhia aéreas comerciais de grande dimensão, estão a aguardar autorização das entidades angolanas para voarem para o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.
Uma notícia distribuída na semana passada pela agência noticiosa estatal angolana ‘Angop’ dá conta que a Qatar Airways e a Singapore Airlines, também aguardam autorização para o início das suas operações.
As informações foram confirmadas por Rui Carreira, administrador do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC). Segundo a fonte “os processos de solicitação continuam em análise aguardando autorização para o efeito, visto que as estruturas actuais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (Luanda) estão incapacitadas para o aumento da demanda de voos”, acrescentou.
Outra questão, disse Rui Carreira, é que essas companhias, operam com aeronaves de grande porte e sofisticadas, pelo que é necessário, dada a exigência dos aparelhos, definir as frequências de voos e outros aspectos.
Entretanto, para ultrapassar tal situação, aguarda-se pela abertura do “novo aeroporto de Luanda”, cujas infra-estruturas principais estão praticamente construídas e dar resposta a petição das companhias aéreas interessadas começar a voar para Angola.
De acordo com o administrador, para os próximos tempos, com a abertura do novo aeroporto, e tendo em conta o interesse de certas transportadoras em operar no país, “espera-se que Angola venha a ser uma placa giratória na região na movimentação de passageiros e carga, ajudando assim na promoção e crescimento do turismo em África”.
Entre as companhias aéreas internacionais que operam actualmente em Angola, a ‘Angop’ enumera as africanas South African Airlines, Air Namibia (Namíbia) e Ethiopian Airlines, e as europeias TAP Portugal, Air France, British Airlines, KLM (Holanda), Lufthansa (Alemanha), Iberia (Espanha), Brussels Airlines (Bélgica) e Emirates (Emirados Árabes Unidos).