Sete estados da UE já estão a emitir certificados digitais covid para viajar

Sete Estados-membros da União Europeia (UE) já começaram a emitir certificados digitais covid, um mês antes da data para a entrada em funcionamento do portal que permite a livre circulação de pessoas, sob condições.

A Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Croácia e Polónia já concluíram os testes técnicos do portal e começaram a emitir e a utilizar os certificados digitais covid da UE, que atestam se um cidadão está vacinado, imunizado após ter contraído a covid-19 ou tem um teste negativo para o vírus.

Estes sete Estados membros ligaram-se nesta terça-feira, dia 1 de junho, ao portal, tendo este sido já testado, com bons resultados, num total de 22 países.

O acordo sobre o certificado digital foi alcançado em 20 de maio, em tempo recorde – dois meses após a proposta da Comissão Europeia –, faltando ainda a aprovação formal pelo Parlamento Europeu e o Conselho da UE, que está sob presidência portuguesa até final deste mês.

O certificado é gratuito, seguro e acessível a todos e está disponível em formato digital ou em papel, permitindo a cada pessoa provar que foi vacinada contra a covid-19, recebeu um resultado negativo num teste ou recuperou de uma infeção.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica