TAP anuncia novas rotas – De Lisboa para Maceió e Montreal e de Ponta Delgada para Boston

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal anunciou a abertura de mais três rotas de aeroportos portugueses para o continente americano, que tem sido uma das grandes apostas da companhia desde há mais de uma década e, nomeadamente, nos últimos anos, após a privatização de parte do capital da empresa aérea.

O anúncio da nova expansão da rede transatlântica da TAP foi anunciado na manhã desta terça-feira, dia 19 de novembro, em Lisboa, com o lançamento de três novas rotas: da capital portuguesa para Maceió, no Estado de Alagoas, Brasil; e para Montreal, na província do Quebeque, no Canadá; e de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel (Açores), para a cidade de Boston, na costa leste dos Estados Unidos da América, com início já no próximo ano.

“As três novas ligações da companhia reforçam a tendência de forte crescimento da atividade no mercado brasileiro e do Atlântico Norte”, reconhece um comunicado distribuído pela empresa aérea.

 

Aviões A321LR permitem expansão da operação no Brasil

Das rotas existentes para o mercado brasileiro, esta é a primeira vez em cinco anos que a companhia portuguesa anuncia uma nova rota. Maceió, capital do Estado de Alagoas, no Nordeste, é a nova cidade do Brasil a receber, em 2020, os aviões de última geração da TAP, tornando-se assim no 11º destino neste país.

A rota para Maceió terá três frequências semanais. As saídas de Lisboa são às 17h15 com chegada ao destino brasileiro às 21h15, às quartas, sextas e domingos.

O investimento em equipamentos mais modernos, eficientes e confortáveis, com destaque para a entrada dos novos aviões do modelo A321LR, permitem à TAP aumentar também as frequências para as cidades de Natal (Estado do Rio Grande do Norte) e de Belém (Estado do Pará), crescendo de três para cinco voos por semana para cada um dos destinos e explorar um novo mercado no Brasil.

O A321LR é mais eficiente ao nível do consumo de combustível. É um avião que permite operar para mercados não acessíveis a aeronaves wide body e com maior poupança nos custos de operação.

“Esta aeronave, o A321LR, a que costumo chamar ‘Lisbon Range’, é um verdadeiro game changer. A forma de viajar entre o Brasil e a Europa é agora mais moderna, eficiente e amiga do ambiente. Com a despedida dos aviões antigos, os voos de e para o Brasil passam a ser operados, em exclusivo, por aviões novos ou com interiores de cabina modernos, que permitem oferecer aos passageiros níveis elevados de conforto”, afirma Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP Air Portugal.

Com o reforço da rede no Brasil no próximo ano, a TAP passa a operar neste mercado um total de 92 frequências semanais, mais 15 do que em 2015.

Apesar da crescente concorrência neste mercado, a TAP manteve a sua quota de mercado na ordem dos 26%, sendo a companhia europeia a oferecer mais rotas e a disponibilizar mais lugares. Só em 2018, a TAP transportou 89% dos passageiros com voos diretos entre o Brasil e Portugal.

 

TAP Air Portugal cresce de três para 11 rotas no Atlântico Norte

A inauguração das linhas de Lisboa-Montreal e de Ponta Delgada-Boston evidenciam a concretização de um dos caminhos estratégicos traçados desde o início do processo de transformação da TAP: a conquista do Atlântico Norte.

“Este é um momento histórico no percurso da companhia. Com a inauguração destas novas rotas, a TAP passa assim de três rotas, em 2015, para 11, com destino à América do Norte, o mesmo número que o Brasil. Este é mais um passo importante no plano de diversificação e expansão da rede da companhia, que reforça a sua exposição a novos e menos voláteis mercados”, afirma Antonoaldo Neves.

A TAP vai operar seis frequências semanais entre Lisboa e Montreal. Os voos partem da capital portuguesa todos os dias da semana, exceto às quartas, pelas 14h55 e chegam à cidade canadiana pelas 17h40. As reservas estão disponíveis para venda a partir do dia 25 de novembro, com início de operação no próximo ano.

No total, a TAP vai operar no próximo ano 82 frequências semanais no mercado norte-americano, o que representa um aumento significativo da oferta em comparação com 2015, ano em que a companhia operava apenas 16 frequências semanais. Em Portugal, a companhia também vai aumentar o número de ligações entre Lisboa e Ponta Delgada, passando de quatro para cinco diárias.

 

Ponta Delgada-Boston será uma rota estratégica para a TAP

Ponta Delgada-Boston é uma das rotas estratégicas que vêm reforçar o crescimento da TAP no Atlântico Norte. A partir de 2020, Portugal terá, a partir de Lisboa e de Ponta Delgada, duas rotas diretas para Boston, cidade hub da JetBlue, parceira da TAP, o que permitirá à companhia portuguesa transportar ainda mais passageiros provenientes de vários pontos dos EUA.

Com estas novas ligações e restantes incrementos de oferta, a TAP estima transportar entre Portugal e o  Atlântico Norte mais 390 000 (85 000 nas duas rotas) norte-americanos no próximo ano, contribuindo cada vez mais para a economia nacional e para o crescimento do turismo. Atualmente, a TAP transporta perto de um milhão de passageiros da América do Norte.

A América do Norte é já um dos três principais mercados da companhia, saindo da nona posição que ocupava no início do processo de transformação da empresa.

Desde 2015 e até outubro de 2019, o número total de clientes transportados de e para a América do Norte registou um aumento na ordem dos 250 por cento.

 

  • Na imagem de abertura vemos um Airbus A321neoLR que proximamente integrará a frota da TAP Air Portugal, com chegada prevista para o próximo mês de dezembro. Fez na segunda-feira, dia 18 de novembro, o seu primeiro voo de teste no Aeroporto de Hamburgo/Finkenwerder, onde foi montado. Receberá a matrícula CS-TJP. Foto © XFW Spotter.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...