TAP assegura que realizou 70% dos voos programados no domingo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O grupo TAP cancelou no domingo, dia 03 de Maio, 83 voos, a maioria dos quais seria feita pelos aviões e tripulantes da PGA Portugália Airlines, companhia que pertence ao grupo e que realiza ligações domésticas e voos para países europeus e para aeroportos do Norte de África.

Até às 19h00 deste domingo tinham sido feitos 189 voos, o que corresponde a 70% dos 272 voos programados para este dia, confirmou André Serpa Soares, porta-voz da empresa aérea portuguesa. Desses 163 voos, 31 estavam abrangidos pelos serviços mínimos.

No final do terceiro dia da greve dos pilotos do grupo TAP estima-se que seja possível contar com cerca de 300 voos realizados, contando as partidas de aeroportos portugueses, quer em ligações regionais (domésticas e europeias) como em voos internacionais e intercontinentais.

O porta-voz da TAP acrescentou ainda que, “a cada dia que passa, a situação piora, na medida em que aumenta o número de passageiros afetados”.

Questionado pela agência noticiosa portuguesa Lusa sobre a possibilidade de o número de voos cancelados aumentar ao longo dos dez dias de greve por necessidade de respeitar o tempo de descanso dos pilotos, André Serpa Soares afirmou que o problema não se coloca, “porque os pilotos de serviço não são sempre os mesmos”, prevendo-se que “a tendência para a realização de 70% dos voos se mantenha na segunda-feira”.

“Na TAP é escrupulosamente respeitado o tempo de descanso obrigatório dos pilotos. Não são violados os regulamentos de segurança de voo”, garantiu o porta-voz da companhia aérea, reforçando que a empresa é “intransigente” nessa matéria.

O que tem sucedido é que, “até hoje, têm-se apresentado ao serviço pilotos em número suficiente para assegurar aquela percentagem de voos”, afirmou.

 

SPAC fala em 50% e acusa a TAP de utilizar 200 pilotos com funções de chefia

 

A greve dos pilotos da TAP levou ao cancelamento de 50% dos voos planeados, até às 18h00 de domingo, e a estimativa era que atingisse os 70 a 80%, afirmou em Lisboa Manuel Sêrro, diretor do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

“A adesão está a evoluir no sentido esperado e, na PGA [Portugália], os voos cancelados superam os 90%”, afirmou o diretor do SPAC.

No terceiro dia de greve dos pilotos da transportadora aérea portuguesa, o sindicato lamentou que a empresa esteja a utilizar entre 190 a 200 “pilotos que pertencem à estrutura de chefia [como por exemplo instrutores, verificadores, chefes de pilotos]”, conseguindo, com isso, “viabilizar a operação durante os primeiros dias”.

Numa conferência de imprensa realizada ao final da tarde de domingo, Miguel Sêrro afirmou-se “disposto a qualquer negociação” com o Governo em relação às exigências dos pilotos face à privatização da empresa.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...