Bem-vindo, !|Sair

TAP contrata mais de 150 fretamentos em Julho devido ao atraso dos novos aviões

A TAP avisou hoje, dia 1 de Julho, as agências de viagens portuguesas de que vai ter rotas operadas durante o corrente mês com aviões fretados, designadamente para os aeroportos brasileiros de Fortaleza e de Recife no longo curso, e várias rotas de médio curso, pelo atraso na recepção dos seis novos aviões, que deveriam estar ao serviço a partir de hoje, o que não acontece “devido a razões a que a TAP é totalmente alheia”, conforme informação a que a agência portuguesa de notícias de turismo e viagens PressTUR teve acesso.

Nessa informação, da Direcção de Vendas para Portugal, diz-se que o atraso na incorporação dos novos aviões, dois de longo curso Airbus A330-200, e quatro de médio curso (dois A320 e dois A319), “obriga a uma reprogramação dos meios disponíveis” e a “contratar aviões de outras companhia durante o mês de Julho para fazer face aos compromissos assumidos”.

“Esta tarefa revelou-se difícil pelo acréscimo de procura de aviões por motivo da realização do Campeonato do Mundo de futebol no Brasil, que se realiza num período já de tráfego intenso na Europa”, acrescenta a informação, na qual a companhia garante pretender “cumprir integralmente os compromissos que assumiu com os seus passageiros, ainda que com algumas alterações de equipamento e do serviço habitual”.

 

TAP reembolsa a quantia paga aos passageiros que não queiram viajar

A comunicação às agências de viagens especifica os voos que vão ser feitos em aviões fretados e as companhias que serão utilizadas, bem como assegura que aos passageiros que não queiram viajar nessas circunstâncias vai permitir o “reembolso a 100%” ou “alterações da data de viagem sem custo adicional, na mesma cabina e dentro da validade dos bilhetes”.

Relativamente aos passageiros que compraram bilhetes de Classe Executiva e que aceitem viajar em Classe Económica pelas alterações dos aviões, que em alguns casos só têm esta classe, a TAP diz que “receberão um ‘Travel Voucher’ correspondente ao valor que pagaram.

A informação mostra que em Julho a rota Lisboa-Fortaleza será efectuada em avião Airbus A330-200 da companhia ucraniana Windrose (Vide nossa notícia anterior) e que Recife foi feito hoje com outro Airbus A330-200 alugado à companhia espanhola Air Europa. Amanhã e depois, dias 2 e 3 de Julho, Lisboa-Recife será feito com um Airbus A330-300 da Evelop (que só tem económica), nos dias 5 e 6 de novo com Air Europa e de 7 a 10 em avião A330-300 da HiFly (também sem executiva).

Adicionalmente, a companhia cancelou o TP286 Lisboa-Luanda da próxima sexta-feira, dia 4 de Julho, “por não existir nesse dia, no mercado, qualquer avião disponível com os padrões requeridos pela TAP”, adiantando que “os passageiros já foram contactados e todos protegidos no dia anterior ou posterior”.

 

134 fretamentos até 14 de Julho nas rotas de médio curso

Em relação a rotas de médio curso, a TAP informa que contratou aviões da companhia italiana Neos, que entre hoje e 7 Julho farão 28 voos ida e volta nas rotas de Bolonha (hoje), Bruxelas (hoje e dia 7), Zurique (dia 2 e dia 5), Budapeste (dia 2), Milão Malpensa (dia 3 e dia 4), Roma Fiumicino (dia 3), Genebra (dia 4 e dia 5), Amesterdão (dia 6), Viena (dia 6) e Manchester (dia 7), e da Syphax Airlines, que entre hoje e dia 14 farão 56 voos nas rotas de Manchester (hoje), Viena (hoje e dia 11), Amesterdão (amanhã, dia 9), Praga (amanhã, dia 6, dia 7, dia 9, dia 13 e dia 14), Zurique (dia 3, dia 7, dia 12 e dia 14), Genebra (dia 3 e dia 12), Hamburgo (dia 4), Munique (dia 4 e dia 8), Berlim (dia 5), Barcelona (dia 5), Milão Malpensa (dia 6 e dia 10), Paris Orly (dia 8), Frankfurt (dia 10), Roma Fiumicino (dia 11 e dia 13)

Também para alguns voos para destinos em Espanha e em Marrocos a companhia indica ter fretado um avião à Helitt, devido ao atraso na chegada de um dos novos ATR (Vide nossa notícia anterior).

O calendário indica que essa companhia irá fazer 50 voos ida e volta das rotas de La Coruña, Oviedo, Sevilha, Málaga, Tânger, entre hoje e o dia 7 de Julho.

Se tivermos em conta apenas os voos que estão referidos na comunicação da Direcção de Vendas da TAP Portugal às agências de viagens, somamos um total de 144 voos até ao dia 14 de Julho. Tendo em conta o que poderá ainda acontecer, em termos de atrasos e eventuais manutenções técnicas, é provável que as necessidades de fretamento da TAP neste mês de Julho ultrapassem os 150 voos, o que, multiplicado pelos dois percursos (ida e volta), dá um total de 300 viagens previstas com aviões estranhos à companhia.

 

  • Notícia divulgada pela ‘PressTUR

1 Comments

  1. Pingback: NewsAvia | TAP Portugal com novas rotas e destinos desde 1 de Julho

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica