Um avião da TAP Air Portugal vai regressar ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, que serve a cidade de Caracas, no próximo dia 5 de outubro.
O voo será realizada por um Airbus A330-900neo da companhia aérea portuguesa, e marca a estreia deste tipo de avião da companhia de bandeira portuguesa nesta rota, se bem que seja um voo não-regular. A viagem está a ser organizada pelo Consulado-geral de Portugal em Caracas, para trazer de regresso a Portugal diversos cidadãos nacionais que se encontram naquele país latino-americano sem transporte devido às restrições impostas pelo Governo Bolivariano ao movimento aéreo devido à pandemia de covid-19.
O voo, marcado para o dia 6 de outubro, é o terceiro organizado pelo consulado – os outros foram realizados pela Hi Fly Portugal – e “embarcará unicamente cidadãos portugueses e outros cidadãos de países da União Europeia com residência legal e comprovada na Europa”, pode ler-se no documento distribuído pela missão diplomática portuguesa em Caracas.
Cada bilhete terá um custo de 855 euros, e terá, com certeza muitos interessados, muitos com destino à ilha da Madeira, para onde seguirão após uma escala em Lisboa. Na edição deste sábado o jornal ‘JM – Madeira’ recorda que aquando da recente visita do cônsul-geral de Portugal em Caracas à Região Autónoma, o diplomata havia avançado, que existiam 470 pessoas, em lista de espera, inscritas no Consulado e a aguardar repatriamento para território luso.
Os cidadãos portugueses interessados deverão contactar o Consulado até às 08h00 do próximo dia 29 de setembro enviando para o endereço eletrónico do mesmo, a cópia do passaporte português, cópia do passaporte venezuelano (se tiver dupla nacionalidade), residência em Portugal ou noutro país da União Europeia, indicar a residência na Venezuela e deixar os respetivos contactos.
Desde que o espaço aéreo venezuelano se encontra fechado, já regressaram 200 passageiros com destino final na Madeira nos voos de repatriamento organizados por Portugal, mas também nos organizados por Itália e Espanha.
Entretanto a TAP Air Portugal já tinha anunciado o seu regresso à rota Lisboa-Caracas, programado para o próximo dia 15 de dezembro, com dois voos semanais, e com equipamento próprio (LINK notícia relacionada), o que não acontecia desde 2017, quando a companhia de bandeira portuguesa decidiu entregar a operação da sua rota à Euro Atlantic, se bem que o voos fossem organizados pela TAP e da sua responsabilidade (LINK notícia relacionada).