TAP lidera pontualidade em Lisboa entre as companhias europeias com mais voos

A TAP Air Portugal conquistou, no mês de março, o primeiro lugar de pontualidade na lista de companhias aéreas europeias que mais operam no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, anunciou nesta quarta-feira, dia 3 de abril, a empresa portuguesa.

Depois do arranque muito positivo em 2019, com valores de pontualidade históricos para a companhia, a TAP foi a mais pontual entre as companhias europeias com maior atividade no hub de Lisboa, mesmo tendo uma operação mais complexa, de conectividade, e com mais voos por dia do que as restantes companhias que operam no Aeroporto de Lisboa.

A TAP assegurou, em janeiro e fevereiro, o segundo lugar nesta lista – atrás do primeiro por cinco e dois pontos percentuais, respetivamente – e coloca-se agora na liderança com 83% de voos pontuais, mais 3% do que o segundo classificado, destaca a nota de imprensa da companhia portuguesa, que no ano passado teve um dos piores desempenhos de toda a sua existência, por motivos vários, sendo os mais influentes a reestruturação de rotas e crescimento de frota, factos aliados à falta de pessoal técnico, nomeadamente pilotos. Outro factor que contribuiu para os atrasos nas partidas de voos da TAP foi a saturação de tráfego no Aeroporto de Lisboa, uma das razões mais citadas pela administração da companhia aérea que, por várias vezes, solicitou ao Estado e ao concessionário da estrutura, medidas urgentes de resposta ao maior caudal de passageiros no aeroporto da capital portuguesa.

Os números agora divulgados pela TAP são, para a companhia, o reflexo dos investimentos feitos nos últimos dois anos. A implementação de novos procedimentos de embarque, os terminais de self check-in, o aumento de pessoal nas equipas operacionais no aeroporto e o esforço e dedicação de todos os colaboradores da companhia, bem como a decisão inédita de ter três aeronaves de reserva (para minimizar os efeitos de imprevistos na operação), entre outras medidas, são os grandes responsáveis por estes bons resultados.

Note-se que, em aviação, são considerados pontuais os voos que respeitam o indicador D15, ou seja, que partem até 15 minutos depois da hora prevista.

A pontualidade global média no primeiro trimestre situa-se já nos 83%.

A TAP continua a trabalhar e a investir para assegurar a sua posição no topo da lista durante o Verão IATA, que agora se iniciou, período que se caracteriza como desafiante devido ao aumento significativo do número de movimentos.

 

  • Foto © Catarina Madureira

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica