Terminal 2 de Lisboa reservado para apoio aos serviços de Saúde e voos humanitários

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal, empresa concessionária dos principais aeroportos portugueses, vai suspender a operação no Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado/Lisboa a partir segunda-feira, dia 30 de março, e concentrar todos os embarques no Terminal 1, numa reorganização destinada a minimizar os impactos económicos da pandemia de Covid-19.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia 27, a gestora aeroportuária adianta que a operação no Terminal 2 será suspensa a partir das 12h00 de segunda-feira, passando esta estrutura a ser utilizada “unicamente para voos especiais de apoio ao SNS [Serviço Nacional de Saúde] e voos humanitários”.

Segundo explica, esta reorganização das áreas do Aeroporto de Lisboa visa minimizar os impactos económicos da pandemia, aos quais “os aeroportos portugueses não estão imunes”, pretendendo “proteger os empregos nesta fase de grande incerteza”.

“Face a uma crise sanitária nunca antes vivida e às medidas de restrição aplicadas às deslocações das pessoas, cujas consequências no sector da aviação ultrapassam os prejuízos decorrentes do 11 de Setembro 2001, as companhias aéreas foram forçadas a reduzir rápida e fortemente as suas operações”, salienta a ANA.

Como resultado, diz, “os aeroportos pelo mundo todo adoptaram medidas drásticas de reorganização das suas atividades, para acompanhar a redução — às vezes quase total — do tráfego aéreo”, sendo que “alguns dos maiores aeroportos de Europa estão a fechar: Paris/Orly e London City anunciaram a suspensão das suas atividades e Viena está parcialmente encerrado”.

No comunicado, a ANA destaca a “prioridade” que tem dado à “proteção da saúde dos passageiros e dos trabalhadores da comunidade aeroportuária”, com a “divulgação e cumprimento das recomendações de prevenção, higiene e distanciamento social, reforço da limpeza das instalações e desinfecção, limitação do acesso aos aeroportos e aquisição e implementação de um sistema de câmaras de medição de temperatura”.

A gestora aeroportuária garante ainda a “continuidade do serviço público”, afirmando-se “comprometida com o Estado para assegurar que as principais portas de acesso aéreo ao país permanecem sempre abertas, permitindo aos portugueses no estrangeiro e aos estrangeiros em Portugal regressarem para junto das suas famílias e às cadeias logísticas essenciais continuarem a funcionar”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Portugal regista nesta sexta-feira, dia 27 de março, 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infectados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril.

 

  • Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...