Voos domésticos desaceleraram em maio no Brasil devido à greve dos camionistas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

IFA Training Cabin Crew Course


 

A procura por viagens aéreas domésticas no Brasil avançou 3,90% no passado mês de maio, comparando com igual período do ano anterior. No histórico recente, o número mostra desaceleração do ritmo de crescimento de 6,41% apurado em abril. A oferta disponível em maio, por sua vez, foi 5,22% superior ao ano anterior (a variação é próxima da ampliação de 5,92% apurada em abril).

A greve dos camionistas (caminhoneiros), que afetou todo o Brasil no final de maio, impactou a distribuição de combustível de aviação em diversos aeroportos, levou ao cancelamento de alguns voos, afetou a demanda como um todo e dificultou o comparecimento de passageiros para embarque, refere a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) em nota de imprensa distribuída nesta quarta-feira, dia 20 de junho.

A ABEAR diz que essa situação conduziu também à reprogramação de viagens que já estavam marcadas, pelo que todos esses elementos causaram o descompasso entre a oferta, que é previamente dimensionada, e o que foi efetivamente utilizado. Assim, houve deterioração de 0,98 ponto percentual do fator de aproveitamento (load factor) dos voos, que foi de 76,94% no mês. É a primeira vez em um ano que a estatística fica abaixo de 80%. É também o pior patamar verificado em 57 meses (desde agosto de 2013, quando havia sido de 74,24%). O fator de aproveitamento é indicador da eficiência das companhias aéreas, está relacionado à devida utilização dos recursos mais caros das empresas (as aeronaves).

Ao todo foram transportados 7,3 milhões de passageiros nos voos dentro do Brasil em maio, com crescimento de 4,11% sobre o volume de igual mês de 2017. Em abril o crescimento havia sido de 5,85%.

A ABEAR destaca que, apesar das graves complicações resultantes da greve, o setor aéreo demostrou agilidade ao montar planos de contingência. Dessa forma, respeitando todos os aspectos normais de segurança, conseguiu preservar, pelo ar, a circulação de pessoas e produtos no país. Graças aos esforços de todos os trabalhadores e parceiros, as companhias aéreas associadas mantiveram mais de 95% dos voos que estavam planeados para o período das paralisações. Financeiramente, as companhias arcaram com prejuízos pela queda de eficiência, com gastos adicionais para prestar assistências e manter a regularidade das operações, além de perdas por negócios que deixaram de acontecer.

 




GOL mantém liderança do mercado interno no Brasil

Os números da ABEAR são a consolidação das estatísticas das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM e contemplam mais de 99% do mercado doméstico. Os números de maio são os seguintes:

GOL – 34,92%

LATAM – 32,32%

AZUL – 18,58%

AVIANCA Brasil – 14,18%

Nos primeiros cinco meses deste ano a demanda aérea doméstica progride 4,10% para uma oferta em expansão de 3,59% ante igual período do ano anterior. O fator de aproveitamento apresenta melhoria de 0,40 ponto percentual, situado em 80,72%. As viagens realizadas somam 37,5 milhões no ano, alta de 3,37% sobre igual intervalo de 2017.

Participação do mercado doméstico no acumulado de 2018:

GOL: 35,65%

LATAM: 32,04%

AZUL: 18,42%

AVIANCA: 13,88%




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...